Professor do Amazonas desenvolve projeto que desperta interesse mundial

October 30, 2015

 

‘Projeto Giullia – Mãos que falam’ esse é o nome do projeto desenvolvido pelo professor de Eletrônica da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Manoel Cardoso, para aumentar a acessibilidade dos portadores de deficiencia auditiva. Em setembro deste ano, Cardoso já havia apresentado o 'Mouse Mental' - para ajudar os portadores de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

 

O 'Giullia' ajudará a comunicação de pessoas portadores de necessidades especiais, limitada a Língua Brasileira de Sinais (Libras), tudo por meio de uma braçadeira com sensor que capta as informações e as repassa por meio de som. A pessoa fala e o sensor decodifica para escrita, o contrário acontece durante a interlocução do deficiente.

 

Cardoso aguarda parceria de fabricantes de celulares que possam disponibilizar a ferramenta de forma ampla. “Estamos licenciando a patente, a demanda é grande, inclusive de outros países, mas precisamos ter parcerias”, reforçou o professor.

 

Nessa quinta-feira (29) o governador José Melo entregou 100 kit’s contendo a braçadeira e um celular Android para deficiente auditivos em solenidade na UEA.

 

A ideia é cadastrar, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com deficiência (SEPED - Avenida Mario Ypiranga Monteiro, 1600 - Adrianópolis, Manaus - AM, 69057-001/ fone: (92) 3878-0499), os deficientes para que posteriormente possam ser beneficiados com a nova tecnologia.

 

Números - Dados do Censo 2010 do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE) revelou 154.190 portadores de deficiência auditiva no Amazonas 

 

Ainda de acordo com o IBGE existe no Brasil 4,6 milhões de pessoas com deficiência auditiva e 1,1 milhão de surdos, totalizando aproximadamente 5,7 milhões de pessoas com esta caracteística de necessidades especiais.

 

A Organização Mundial da Saúde estima que 42 milhões de pessoas acima de três anos de idade são portadoras de algum tipo de deficiência auditiva, de moderada a profunda.

Please reload

Posts Em Destaque

Corregedoria do TJAM facilita conversão de união estável em casamento civil

September 17, 2019

1/10
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square