Ferramenta calcula se vale mais a pena comprar ou alugar imóvel


​O sistema analisa preço do imóvel, juros do financiamento e tempo que se planeja passar no mesmo endereço.

Se você tivesse 500.000 reais nas mãos, iria preferir comprar um imóvel ou aplicar esse dinheiro e, com a renda, pagar aluguel? Cabem tantas variáveis nessa questão que foi preciso criar um sistema de algoritmos para respondê-la. O resultado é a Calculadora FipeZap, que tem o mérito de estabelecer o valor máximo de aluguel que vale a pena ser pago de acordo com as condições de financiamento do imóvel. Por enquanto as análises só valem para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Para fazer as contas, a ferramenta considera que os preços de venda e de locação variam 6% ao ano e que os imóveis se depreciam a uma taxa anual de 1%. Isso equivale dizer que é preciso desembolsar cerca de 1% do investimento com manutenção do imóvel todos os anos.

O levantamento que serve de base para o cálculo é refeito constantemente. Com isso, a calculadora traduz nas respostas as últimas tendências do mercado.

Os algoritmos tornam as decisões da vida real mais seguras ou, pelo menos, mais balizadas. O maior risco mesmo é ficar viciado em testar hipóteses.

fonte: Veja.com

#imoveis

Posts Em Destaque
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square