Designer de Manaus cria serviço com ‘DNA’ de solidariedade

November 2, 2015

 

Um passatempo de adolescência, uma boa ideia, qualificação acadêmica, mas sobretudo a vontade de ajudar as pessoas, formaram o DNA do maior canal de informações sobre transporte público, em números de acessos, da região norte: o guia de serviço ‘Na Parada Manaus’, criado em agosto do ano passado pelo designer Diego Araújo.

 

Diego lembra que durante a adolescência seu passatempo favorito era anotar o número das linhas de ônibus e o trajeto de cada uma. Aos poucos ele começou a perceber a utilidade que essas informações teriam para as pessoas. Mas foi na época de acadêmico do curso de Design, na Universidade Federal do Amazonas, que ele viu a oportunidade de transformar sua brincadeira em algo mais sério.

 

Hoje o guia está presente nas diversas plataformas de mídias sociais, mas sua base de comunicação se apoia no Facebook e no WhatsApp, para dar informações e responder dúvidas, inclusive daquelas que salvam vidas e renovam as esperanças em um futuro melhor...

O designer diz que tem como maior recompensa do seu trabalho muitas histórias que ele ajudou a ter um final feliz.

 

“Lembro que em uma noite recebi insistentes chamadas de um mesmo número, como o serviço é exclusivamente por mensagem, inicialmente hesitei em atendê-la - mas por ser incomum, também agi de forma incomum e atendi. Era uma senhora, com o filho doente, que estava em uma parada de ônibus sem saber onde ficava o Serviço de Pronto Atendimento mais próximo e o ônibus que pudesse transportá-la ao local. Imediatamente fui buscar a informação e a orientei. No dia seguinte recebi um telefonema especial que dizia: ‘tio, obrigado. Você salvou a minha vida!’ Era o menino, de seis anos, cuja mãe havia ligado na noite anterior”.

 

Outro episódio que Diego lembra com muito carinho é o de um rapaz que estava a caminho de uma entrevista de emprego, mas se perdeu. Nervoso, ele recorreu ao guia e recebeu toda a orientação a tempo de chegar na empresa recrutadora. Dias depois ele ligou para agradecer e dizer que conseguiu a vaga.

 

O designer diz que são dessas histórias que ele extrai o seu pagamento: poder contribuir positivamente com as pessoas – mesmo que não as conheça e tão pouco receba qualquer dinheiro por isso.

 

Mas Diego não vive só do idealismo. Ele tem muito trabalho, pois concilia a atividade profissional em uma grande empresa de comunicação com o gerenciamento do guia, que diariamente contabiliza mais de 30 mil visualizações nas mídias sociais e cerca de 200 atendimentos direto ao usuário.

 

O serviço funciona há um ano e três meses. E se depender de Diego, ainda vai crescer muito – em atendimentos e histórias que não negam o DNA de solidariedade que tem o ‘Na Parada Manaus’.

 

Para Diego, a ideia agora é ‘profissionalizar’, buscar parceiros, mas com muito critério, para que a essência do serviço não seja alterada pela visão comercial. “Nosso reconhecimento só aconteceu por causa da seriedade do trabalho. Não troco a boa reputação do serviço por dinheiro nenhum”, garante.

 

O guia, recentemente, foi indicado no portal do Órgão Nacional de Transporte Público. Também foi eleito pelos estudantes de Manaus o principal canal de comunicação do ENEM. Foi reconhecido como o maior canal de informação sobre transporte público da região Norte. Além de ter sido convidado a prestar consultoria para as empresas de ônibus de Manaus, com a missão de apresentar a visão do usuário para os empresários do setor.

 

Para os interessados em utilizar os serviços, segue os contatos:


Facebook – Na Parada Manaus
WhatsApp - (92) 99474-4060
Twitter e Instagram - @naparadamanaus
E-mail - naparadamanaus@gmail.com

Please reload

Posts Em Destaque

Corregedoria do TJAM facilita conversão de união estável em casamento civil

September 17, 2019

1/10
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square