5 livros para iniciar 2022 sabendo mais sobre o mercado de tecnologia

25 de dezembro de 2021

O mercado de tecnologia não para de crescer e nesse mesmo passo aumentam as oportunidades de atuar profissionalmente na área. No Brasil, a estimativa é de 70 mil novas vagas na área para o próximo ano, de acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). O estudo realizado pela Brasscom aponta ainda que o total de investimento em tecnologia da informação será de R$ 345,5 bilhões até o final de 2022. As áreas principais são big data, armazenamento na nuvem, e internet das coisas, ou seja, a conexão digital de objetos cotidianos com a internet.


É esperado também que o setor cresça 12% por ano, acompanhado pelo aumento dos salários. Para acompanhar esse mercado em constante transformação e que a cada ano gera mais oportunidades de emprego, leituras sobre o tema podem ser uma boa aliada de quem segue ou quer seguir carreira na área.


Joel Backschat, CTO do Grupo FCamara, consultoria de soluções tecnológicas e transformação digital para resultados em negócios, indica cinco livros para começar o próximo ano com mais conhecimentos sobre o universo de TI. Confira:

  1. Arquitetura limpa: O guia do artesão para estrutura e design de software - Robert C. Martin e Kevlin Henney

  2. Team Topologies - Matthew Skelton e Manuel Pais

  3. Design It! - Michael Keeling

  4. Accelerate: The Science of Lean Software and DevOps: Building and Scaling High Performing Technology Organizations - Jez Humble e Gene Kim

  5. O projeto fênix: um romance sobre TI, DevOps e sobre ajudar o seu negócio a vencer - Gene Kim

Arquitetura limpa: O guia do artesão para estrutura e design de software - Robert C. Martin e Kevlin Henney

A base do trabalho de um desenvolvedor é escrever códigos. Mas como fazer isso de forma simples? É o que o livro de Martin ensina: escrever código fácil para que, tanto você, que escreveu, quanto um terceiro, entendam o que foi feito. “Livro básico que te faz repensar tudo o que você sabe em relação a desenvolvimento de sistemas. Vale a pena ler para quem quer se aperfeiçoar e melhorar sua produtividade”, recomenda o executivo.


Team Topologies - Matthew Skelton e Manuel Pais

Essa obra traz ensinamentos para a formação e desenvolvimento de equipes bem-sucedidas na entrega de softwares eficientes. Além disso, ajuda as organizações a reavaliarem sua abordagem de avaliação de desempenho nas entregas de softwares, operações e suporte. “É um grande livro para entender porque o formato de times e de empresas tem tanto impacto no software que desenvolvemos e o que podemos fazer para termos pessoas que façam a diferença nesse processo”.


Design It! - Michael Keeling

Ideal para quem é desenvolvedor de software e não teve contato com esse tipo de arquitetura, mas precisa e quer adquirir esse conhecimento. “Livro muito bom para mostrar o papel do arquiteto dentro do novo momento que vivemos na tecnologia, em que escalabilidade e falta de pessoas são fatores reais na maioria dos projetos”, destaca Joel.


Accelerate: The Science of Lean Software and DevOps: Building and Scaling High Performing Technology Organizations - Jez Humble e Gene Kim

Trazer a tecnologia para gerar valor de negócio e apresentar dados de pesquisas é o que ajuda a medir a performance das entregas dos softwares. Esse é um dos conceitos abordados e defendidos no livro. Dessa forma, os leitores saberão como medir as performances de suas equipes e em quais recursos devem investir para melhorá-las. “Gosto desse título porque mostra uma visão inovadora ao explicar o que significa realmente ter um time de alta performance por meio de métricas do sistema”.


O projeto fênix: um romance sobre TI, DevOps e sobre ajudar o seu negócio a vencer, de Gene Kim

Esse romance retrata um problema bem comum do mundo real: um dos personagens é gerente de TI de uma empresa e é acionado para “salvar” um projeto que representa o futuro da organização, mas extrapola o orçamento e está bastante atrasado. De uma forma um tanto inusitada, os autores renomados do movimento DevOps apresentam uma história que qualquer um que trabalhe com TI reconhecerá. “Ela realmente conecta desenvolvedores e times de infraestrutura e foca no papel do DevOps para realizar essa união. Esse é o encanto da história, é uma situação tão comum que nos aproxima e nos faz simpatizar com todo o enredo”, analisa o CTO.


Fonte: https://br.financas.yahoo.com/