Ação voltada à fauna silvestre será realizada em escolas municipais da zona Oeste

16 de fevereiro de 2022

A Prefeitura de Manaus realiza um trabalho de sensibilização em cinco escolas da rede municipal de ensino, localizadas na zona urbana da Área de Proteção Ambiental (APA) Tarumã Ponta-Negra, zona Oeste, dando continuidade às ações ambientais para preservação da fauna silvestre, em especial o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor).


A ação, coordenada pelo Departamento de Mudanças Climáticas e Áreas Protegidas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), vai ocorrer nesta quinta-feira, 17/2, e irá contar com material informativo para que os alunos conheçam todas as características desse primata, que corre risco de extinção e está no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


Conforme o titular da Semmas, Antonio Stroski, essa é mais uma ação de preservação da espécie que a prefeitura, por orientação do prefeito David Almeida, começa a realizar.


“Com o início das ações de incentivo ao envolvimento comunitário na proteção do patrimônio ambiental de Manaus, em especial, da fauna silvestre, a prefeitura está chamando a população estudantil, residente nas APAs municipais de Manaus, a manifestar-se sobre sua participação neste movimento”, salientou Stroski.


De acordo com a técnica ambiental da Semmas, Angeline Ugarte, os estudantes de escolas municipais localizadas nas Áreas de Proteção Ambiental de Manaus vão receber informações básicas sobre o sauim-de-coleira, espécie endêmica e criticamente ameaçada de extinção. “Além disso, vamos distribuir material didático-pedagógico para o desenvolvimento de mensagem criativa sobre a importância da fauna para a qualidade ambiental”, disse Angeline.


As escolas municipais que serão atendidas nesta primeira ação voltada à proteção da fauna silvestre são: Dalvina Silva de Oliveira; Escritor Lima Barreto; Marechal Cândido Rondon; Francisca Campos Corrêa e João Aparecido Alves dos Santos.

— — —

Texto – Keynes Breves/Semmas

Foto – Raimundo Araújo /Semmas

Fonte: https://www.manaus.am.gov.br/