Ações da saúde do trabalhador são debatidas em webconferência

12 de julho de 2022

A “Saúde do Trabalhador na Prevenção, Promoção e Recuperação” será o tema abordado na edição desta quarta-feira, 13/7, do Diálogos na Atenção Primária à Saúde (APS), promovido pela Prefeitura de Manaus. A webconferência busca fortalecer as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), além da capacitação constante dos servidores.


A transmissão começa às 14h, no canal do YouTube da secretaria, por meio do link bit.ly/dialogosap16. O público em geral também pode participar da atividade, inclusive enviando perguntas pelo chat. Os palestrantes serão o chefe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Semsa, Jean Maximynno, a médica Luiza Ane Sicsu Carneiro da Cunha e a enfermeira Rejane Maria Oliveira Cortez, ambas técnicas do Cerest/Semsa.


“A vigilância em saúde do trabalhador é o conjunto de ações que visam promoção da saúde, prevenção da morbimortalidade (doenças que levam à morte em determinados públicos), e redução de riscos e vulnerabilidades na população trabalhadora. Nós trabalhamos para investigar e intervir na relação do processo de trabalho com a saúde”, disse Jean Maximynno.


De acordo com Jean, a webconferência também faz parte das ações relacionadas ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado em 27 de julho. Uma medida fundamental para combater o problema é a notificação de acidentes e doenças do trabalho, que deve ser realizada de forma adequada no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).


“Nós vamos reforçar junto aos profissionais da ponta a importância de realizar a notificação no Sinan, para que possamos ter conhecimento sobre quais problemas estão afetando os trabalhadores e quais são os mais graves e recorrentes. Assim, iremos realizar um monitoramento de mais qualidade para desenvolver e dar início ao processo de intervenção”, explicou a médica Luiza Ane Sicsu.


A notificação compulsória se dá nos seguintes casos: acidente com exposição a material biológico relacionado ao trabalho; acidente de trabalho com mutilações; acidente de trabalho em crianças e adolescentes; acidente de trabalho fatal; câncer relacionado ao trabalho; dermatoses ocupacionais; Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (Dort) ou Lesões por Esforços Repetitivos (LER); pneumoconioses relacionadas ao trabalho; Perda Auditiva Induzida Por Ruído (Pair); transtornos mentais relacionados ao trabalho; e intoxicação exógena (por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados).


Apoio

O Cerest Regional Manaus desempenha função de suporte técnico, de educação continuada, de coordenação de projetos de assistência, promoção e vigilância à saúde dos trabalhadores no estado. O Cerest foi instituído pela portaria do Ministério da Saúde nº1.679/2002, implantado pela portaria SAS/MS nº 653/2006 e faz parte da Semsa desde 14 de fevereiro de 2008.