Agência Senado completa 25 anos e ganha relevância no combate a fake news

31 de janeiro de 2022


A Agência Senado completa 25 anos. Desde 29 de janeiro de 1997, data de criação da agência on-line de notícias, todas as atividades dos senadores são acompanhadas por uma equipe de jornalistas do próprio Senado e, por essa razão, não existe a possibilidade de algum projeto de lei ser discutido ou aprovado sem que a sociedade tome conhecimento.


A produção jornalística fica no Portal Senado Notícias. Em 2021, foram publicadas 14 mil reportagens, e o material teve 36,6 milhões de visualizações. Em comemoração ao 25º aniversário, o site acaba de ganhar um layout mais moderno, com novas funcionalidades e de navegação mais intuitiva.


Mesmo tendo a missão primordial de dar transparência ao trabalho legislativo, por muito tempo as notícias produzidas pelo Senado foram vistas com alguma reserva. O jornalista Antonio Caraballo Barrera, que foi repórter e diretor da Agência Senado nos primórdios, lembra:


— As pessoas tinham preconceito. Pelo fato de produzirmos informação oficial, imaginavam que ela era parcial, chapa branca. Hoje ocorre justamente o inverso. Diante da recente avalanche de fake news e informações de sites duvidosos, as pessoas entendem que a informação produzida pelo Senado é confiável justamente por ser oficial. Ela agora é sinônimo de credibilidade.



A atual diretora da Agência Senado, Paola Lima, acrescenta que reportagens da Casa são citadas com frequência nas redes sociais para contestar fake news.


De acordo com ela, o risco de as notícias produzidas pela Agência Senado serem parciais ou tendenciosas está naturalmente afastado pelo fato de o Senado ser uma instituição plural:


— Os senadores representam as diversas correntes de pensamento da sociedade. Quando noticiamos discursos, debates e votações, todas as vozes q