10 de setembro de 2022
O evento reuniu de segunda-feira a sexta-feira (9) alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área de várias cidades do país
Ana Cristina Machado e Vinícius Bellchior
(Especial para o BN)

A acadêmica do curso de Comunicação Social - Jornalismo, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/UFAM) Adria Helena Xavier venceu o Prêmio Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, na categoria Estudantes de Graduação e recém-graduados com a produção "a religiosidade em meio à pandemia", na modalidade Ensaio Artístico. O congresso encerrou ontem (9) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa. A premiação faz parte do 45° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Superação por meio da arte De acordo com Adria Albuquerque, a produção do ensaio artístico se deu no momento do formato de aulas online e durante uma das maiores enchentes de Parintins - a sua moradia também foi afetada pela enchente - juntamente com a vivência da pandemia. "Na disciplina de Fotografia, tínhamos que produzir algo que passasse esperança". Ainda segundo Adria, a produção também nasceu de um fotodocumentário em que ela retrata um pouco a história do seu avô, Antônio Corrêa Xavier, devoto de São José Operário e de Nossa Senhora do Carmo, o que contextualiza com a religiosidade presente na cidade de Parintins. Representatividade do Norte "Ganhar um prêmio num congresso nacional de comunicação, após a pandemia e após dois anos sem Intercom de forma presencial, é uma vitória muito grande para o Amazonas". Adria ressalta que a veia artística do parintinense ajudou a conduzir e ter um olhar diferenciado no trabalho. "Ter levado esperança e resistência foi uma das coisas que me levaram a conquistar o prêmio". Destaca. UFAM Parintins fortalecida
Marcelo Rodrigo, coordenador do curso de Jornalismo da Ufam Parintins, afirma que a conquista de um prêmio nacional representa visibilidade, reconhecimento e motivação. “Representa também valorização do que a gente produz, desenvolve e dos conhecimentos que aplicamos na prática. Além da conquista de novos espaços pelos alunos e por nós enquanto professores orientadores.”
De acordo com Marcelo, a premiação representa credibilidade para Ufam Parintins enquanto uma instituição de ensino que tem a preocupação com o aprendizado do aluno e a participação dele em eventos científicos e o preparo para o mercado de trabalho.
Participaram também da premiação outros alunos de Jornalismo da Ufam Parintins. Estefany Alexandra concorreu em Blog, com o “Blog Panorama Ribeirinho”, Ralf Cordeiro concorreu em Produção em fotojornalismo com “Anfíbios”, Willian Ythano, concorreu em Revista Customizada, com a “Revista Amazon”, July Anna Barbosa em Ensaio Fotográfico artístico, com a produção “(Des)níveis”.
Neste ano, o tema do congresso foi “Ciências da Comunicação contra a Desinformação”, nele também foram debatidos temas pertinentes ao Jornalismo, relações públicas, rádio, televisão, fotografia entre outros.
Foto: Divulgação