Alvo de invasão no Nova Cidade, área verde recebe plantio de mudas diversas

15 de abril de 2022

A Prefeitura de Manaus deu início, nesta quarta-feira, 13/4, à recuperação da área verde no bairro Nova Cidade, zona Norte, que integra a Área de Proteção Ambiental (APA) Sauim-de-Manaus e que foi alvo de tentativa de invasão no mês de março. A ação desta quarta-feira contou com o apoio do Comando de Policiamento de Área (CPA) Norte, por meio da 15ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), e da Guarda Civil Metropolitana.


Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), órgão responsável pela revitalização da área, os invasores destruíram ao menos 30 hectares do terreno da APA Sauim-de-Manaus.


“Essa área sofreu uma tentativa de invasão e houve uma operação da Semmas, que prontamente agiu, por meio do Departamento de Fiscalização, para remoção dessa ocupação, que ocorreu no dia 25 de março. E hoje estamos dando continuidade a essa atividade, que tem o objetivo principal de revitalizar a área verde. O nosso trabalho aqui é fazer a recomposição vegetal dessa área”, informou o diretor de Arborização da Semmas, Deyvson Braga.


O trabalho inicial será o replantio, de ao menos 2 mil mudas de espécies nativas como andiroba, jatobá, açaí, bacaba, ingá, além de espécies nobres como o mogno. “Essas são mudas que estão disponíveis em nosso viveiro e com isso vamos trazer o máximo de diversidade de espécies para essa área”, destacou Deyvson.


Ação

Durante parte desta quarta-feira, a equipe da Semmas fez o trabalho de remoção dos resíduos, principalmente de plásticos, deixados pelos invasores. “Toda a ação no local segue a orientação do prefeito David Almeida e ela não tem prazo para término, afinal, a área foi bastante degradada pelos invasores”, observou o secretário da Semmas, Antonio Ademir Stroski.


Desarticulação

Uma ação integrada entre as forças de segurança do Estado e a Prefeitura de Manaus, desarticulou, no dia 25/3, a invasão na área verde do bairro Nova Cidade. A ação contou com a participação do Gabinete de Gestão Integrada do Estado (GGIE); do Grupo Integrado de Prevenção a Invasões em Áreas Públicas (Gipiap; da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema); Polícia Militar, por meio da Rocam, COE, Batalhão do Choque, Canil, Cavalaria, e 15ª Cicom; da Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop); Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM); e das secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp) e Infraestrutura (Seminf).

— — —

Texto – Keynes Breves / Semmas

Fotos – Antonio Pereira / Semcom

Fonte: https://www.manaus.am.gov.br/