Amazonenses conquistam 15 medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros 2021 em Brasília

15 de outubro 2021

Organizada pela Confederação Brasileira Universitária de Desporto (CBDU), os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2021 ocorre em Brasília e iniciou nessa terça-feira (12) e segue até este domingo (17). O Amazonas já conquistou quatro ouros, seis pratas e cinco bronzes, esse é o saldo parcial, totalizando 15 medalhas que já foram conquistadas nos jogos até à tarde desta sexta-feira (15).


O mais alto lugar no pódio ficou com as modalidades karatê, e-Sports (Clash Royale) e wrestling. Entre os campeões, duas atletas faturaram o bicampeonato nos JUBs: a atleta Lorena Karen, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que venceu por 3 a 1 a adversária paulista, em uma disputa bastante acirrada; e a carateca Anna Júlia Ximenes, representante da Faculdade La Salle, que realizou duas lutas e sagrou-se campeã da categoria até 50kg.


"Poder participar novamente dos JUBs e levar o ouro pra casa é emocionante. Acredito que cumpri minha missão e espero continuar correspondendo todos os que confiam no meu potencial", destacou a bicampeã de karatê, Anna Júlia Ximenes.


Entre as pratas, estão as atletas de wrestling Ketellen Fernandes e Viviane Bentes, ambas representantes do Centro Universitário do Norte (Uninorte), e Andria Pimentel, da Faculdade Estácio. Além delas, Gabriel Moraes, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Angélica Gyovanna, da Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam) e Kedson Lima, da Unicesumar, atletas da modalidade karatê.


Dos cinco bronzes para o Amazonas, dois foram conquistados pelo atleta da Faculdade Estácio, Victor Moraes, sendo um na categoria Kata e outro no Kumite (-75kg). "Fiz tudo o que foi treinado há meses e estou orgulhoso do resultado. Levo duas medalhas de bronze para casa, mas como sabor de ouro. Uma experiência incrível, que eu irei recordar para sempre", ressaltou o carateca, que é estreante na competição.


Bronze também para o judoca Filipe Filho (Ufam), que fez quatro lutas, vencendo dos representantes da Paraíba, São Paulo e Pernambuco. Da mesma forma o atleta Felipe Andrade (Ufam), da natação, garantiu um lugar no pódio ao conquistar o terceiro melhor tempo nos 200 metros borboleta.

Esporte na modalidade coletiva - Nesta sexta-feira (15), o handebol masculino da Universidade Nilton Lins venceu o time do Rio Grande do Norte nas quartas de final, por 33 a 21, e garantiu a vaga para a semifinal da competição. O mesmo feito ocorreu com o vôlei feminino, que venceu a equipe da Paraíba, por 3 sets a 0.


Às 16h (horário de Brasília), o time de futsal masculino da Ufam enfrenta a equipe de Sergipe, pelas quartas de final dos Jogos Universitários. Já o vôlei masculino da Universidade Nilton Lins joga às 17h (horário de Brasília), contra o time do Espírito Santo, também pelas quartas da competição.


Confira os resultados até esta sexta-feira (15)


OURO

Lorena Karen - e-Sports (Clash Royale) - UEA


Anna Júlia Ximenes - Karatê Kumite (-50kg) - La Salle


Elivaldo Costa - Wrestling Estilo Livre (-74kg) - Uninorte


Bryan Lucas - Wrestling (-57 kg) - Uninorte


PRATA

Ketellen Fernandes - Wrestling Estilo Livre (-50kg) - Uninorte