Antologia da AJEB-AM é lançada na Feira do Livro de Lisboa

31 de agosto de 2021

Antologia da AJEB-AM é lançada na Feira do Livro de Lisboa


A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, coordenadoria Amazonas (AJEB-AM), vai apresentar a 1ª edição da obra "Uma Carta para Você" na Feira do Livro de Lisboa, conhecida por ser uma das maiores manifestações literárias da comunidade lusófona (falantes de língua portuguesa). A cerimônia de lançamento acontece no dia 1 de setembro, às 15h (horário de Manaus), com transmissão ao vivo pelo Youtube da Rede Sem Fronteira (RSF) - entidade cultural que desenvolve e divulga a cultura luso-brasileira para leitores de língua portuguesa residentes em mais de 20 países, espalhados em cinco continentes.


De acordo com a presidente AJEB-AM, Katia Maria dos Santos Colares Ribeiro, o livro foi o coroamento do trabalho que a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil vem desenvolvendo no Amazonas, por meio da coordenadoria regional. “Em menos de dois anos de existência a AJEB-AM conseguiu atrair a confiança de escritores não só do estado, mas de várias regiões do país, inclusive do exterior, que acreditaram nesse projeto lindo de uma entidade formada por mulheres fortes que querem e fazem a diferença em favor da literatura do estado”, ressalta.


Ainda de acordo com Kátia Colares, para que a obra ganhasse a projeção que está alcançando foi fundamental o incentivo da presidente da Rede Sem Fronteiras, jornalista e escritora Dyandreia Portugal. “A Rede Sem Fronteiras fomenta, divulga e promove escritores lusófonos, por meio de projetos literários, artísticos e culturais; faz eventos em parceria com Universidades, fundações, Bibliotecas, Museus, Associações e Academias. É um trabalho que merece muito destaque e reconhecimento pela valorização internacional que promove à arte e à cultura brasileira”, destaca.



“Uma Carta Para Você”

O livro é uma antologia contendo cartas e textos poéticos. Forma um conjunto que reúne diversas obras literárias de autores variados, organizadas dentro de um único volume. Tem 174 páginas e 72 textos de 44 coautores. A apresentação do livro é assinada pela presidente nacional da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB), Maria Odila Menezes. O Prefácio é da presidente da AJEB-AM, Kátia Colares, que também atuou como organizadora da coletânea. Nas páginas finais a obra retrata um breve histórico da AJEB-AM e conta com fotografias das confreiras em vários eventos promovidos pela entidade.


Sobre a Feira do Livro

A Feira do Livro está na sua 91ª edição. Normalmente acontece todos os anos entres os meses de maio e junho. O objetivo é promover livros e induzir o hábito a leitura. São 18 dias que milhares de pessoas de diversos países da língua portuguesa estarão reunidos na capital de Portugal.


Por conta da pandemia, está é a segunda edição consecutiva em que o evento acontece no final de agosto e início de setembro. Apesar do grande número de pessoas que circulam diariamente entre os estandes, organizadores e visitantes seguem em atenção as medidas preventivas para evitar a propagação da Covid-19.


A feira iniciou no dia 26 de agosto e segue até dia 12 de setembro. Este ano conta com 131 expositores, distribuídos por 325 pavilhões, fazendo desta a segunda maior edição da história.


Na edição passada, segundo dados da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), que organiza a Feira do Livro com apoio da Câmara Municipal de Lisboa, estavam presentes no Parque Eduardo VII, 117 participantes em 310 pavilhões, representando 638 editorias, livrarias e chancelas.


Participação

Quem tiver em Portugal e quiser conhecer ou adquirir o livro pode se dirigir ao estande da Rede Sem Fronteira, localizado no Pavilhão D-51, no Parque Eduardo VII, cidade de Lisboa, até o dia 12 de setembro. As atividades são de segunda a quinta-feira, entre as 12h30 e às 22h; às sextas-feiras, entre as 12h30 e às 24h; aos sábados, entre as 11h e as 24h; e aos domingos, entre as 11h e as 22h.


Para quem está no Brasil e deseja participar da cerimônia de lançamento da obra, a reunião acontecerá de forma virtual com transmissão ao vivo pelo Youtube Redes Sem Fronteiras, que também contatará com transmissão simultânea nas redes sociais no Facebook e Instagram (@redesemfronteiras).


Texto: Mayane Batista