Após seis anos de obras abandonadas, Wilson Lima inaugura escola no bairro Alvorada

25 de fevereiro de 2022

O governador do Amazonas, Wilson Lima, inaugurou nesta sexta-feira (25/02) a Escola Estadual (EE) Terezinha Almeida, no bairro Alvorada 2, zona centro-oeste de Manaus. Com obras iniciadas em 2014, a unidade de ensino passou seis anos com os trabalhos paralisados e foi considerada abandonada em gestões passadas.

Com capacidade para atender 720 estudantes, a escola irá funcionar atendendo alunos de Ensino Médio nos turnos matutino e vespertino, em 2022.


“Essa é mais uma daquelas obras que estavam esquecidas, e hoje a gente entrega uma estrutura que não é só um prédio como outro qualquer, é uma porta que a gente está abrindo para o futuro de crianças e jovens dessa comunidade”, afirmou o governador.


Os deputados estaduais João Luiz e Therezinha Ruiz e o deputado federal Marcelo Ramos participaram da inauguração.

A construção da unidade iniciou em janeiro de 2014, entretanto, foi paralisada diversas vezes. Em 2019, foram retomadas as tratativas junto ao Governo Federal, para o recomeço dos trabalhos, uma vez que unidade de ensino é fruto de convênio do Governo do Amazonas com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), totalizando R$ 5,5 milhões.

Depois de interrupções em função da pandemia de Covid-19, os trabalhos foram concluídos em janeiro.


“A gente está colocando uma estrutura com laboratório de informática, refeitório, salas refrigeradas e com todo aquele treinamento que a gente tem repassado para os professores, para que a gente possa chegar a esse nível de excelência no processo do ensino-aprendizagem”, pontuou Wilson Lima.


Estrutura

Para o estudante Luís Henrique Maciel, morador do Alvorada 3, uma escola bem estruturada mais perto de casa é a realização de um sonho.


“Após todos esses anos de espera a gente aguardava um lugar bonito, com estrutura boa, que recebesse os alunos com carinho, dedicação e uma ótima educação. Nossa expectativa virou realidade. É uma escola muito boa, ampla, diversificada, com laboratórios de informática, que para o nosso bairro é uma estrutura muito boa”, ressaltou o aluno.

A escola também conta com laboratório de ciências, biblioteca, auditório, sala do grêmio, vestiário, depósito, estacionamento e estação de tratamento de esgoto.


“É uma escola que está à frente do tempo, com o laboratório voltado para a parte tecnológica, e o governador também, brevemente, entregará um ginásio poliesportivo que já está em construção atrás da escola”, disse Kuka Chaves, titular da Secretaria de Educação e Desporto.


Escolas novas

Essa é a décima escola estadual inaugurada pelo governador Wilson Lima. Na capital, foram inauguradas a EE Professor Rofran Belchior Silva, no bairro Tancredo Neves, zona leste; e o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Dariana Correa Lopes, no Conjunto Viver Melhor, bairro Lago Azul, zona norte.


No interior, foram entregues sete escolas de tempo integral (Cetis), em Benjamin Constant, Lábrea, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Careiro, São Paulo de Olivença e Tefé.


Para este ano, o governador programou a inauguração dos Cetis em Boca do Acre, Codajás, Eirunepé, Fonte Boa e Tabatinga.


Fonte: htt