top of page

Artistas da Amazônia têm até hoje para se inscrever no Projeto LabSonora

20 de julho de 2022


Os selecionados vão passar dez dias em uma imersão na floresta Amazônia, para fazer experimentações sonoras e visuais de forma gratuita



Jonária França

(Equipe BN)

Ecólogos, antropólogos, ativistas e conhecedores locais em reservas ambientais e comunidades indígenas no Rio Negro farão a mediação do LabSonora

Nova Mutum (MT) - Os artistas da Amazônia que desejam viver a experiência de compor suas músicas e produzir experimentações sonoras e visuais pelos rios do Amazonas, de forma gratuita, têm até o dia de hoje (20) para se inscrever no edital para a residência LabSonora, projeto desenvolvido pelo Labverde (AM) e a Se Rasgum Produções (PA).


O LabSonora é voltado para artistas que residem nos Estados do Amapá, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. Segundo Matheus Santaella, que é assistente de produção do Projeto Labverde, podem participar artistas sonoros, visuais, DJ’s, instrumentistas, músicos, slam (batalha de poesia falada) e VJ’s, todos em suas diversas possibilidades e estilos.


Serão dez dias de imersão na cidade de Manaus e em seus arredores, no período que vai de 22 de setembro a 1 outubro de 2022. Durante esse período os artistas farão visitas a reservas ambientais, comunidades indígenas e locais em volta do Rio Negro, além disso, terão acesso a workshops, palestras e intervenções artísticas.


Conforme Santaella, um dos objetivos da residência é “promover discussões sobre a diversidade da música amazônica, refletindo o contexto ambiental, social e político do nosso tempo. É nesse ambiente que se espera que os artistas selecionados desenvolvam seus projetos (voltado para essas temáticas) que compuseram na inscrição do edital”, explicou.


Inscriçãom

A inscrição é feita por meio de ficha disponível no site do Labverde (no final deste texto), com uma minibiografia, release ou apresentação textual de seu trabalho, links de álbuns, EPs, faixas lançadas, vídeos de performance ao vivo ou portfólio para artistas visuais. O projeto selecionará dez artistas que, além da imersão, ainda poderão criar suas obras tendo a Amazônia como referência.


Ecólogos, antropólogos, ativistas e conhecedores locais em reservas ambientais e comunidades indígenas no Rio Negro farão a mediação do projeto durante o período da imersão. Despesas com passagem, alimentação e hospedagem são por conta dos patrocinadores e apoiadores do projeto - Oi Futuro, LabSonica, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Embaixada da França no Brasil.


Após a imersão, os participantes deverão apresentar, num prazo de um mês, os trabalhos finais, que resultarem das discussões no projeto. Os projetos serão avaliados por parte dos curadores do LabSonora e alguns dos artistas ainda concorrerão a possibilidade de se apresentar na primeira edição do Se Rasgum Labverde em Manaus, que acontecerá em dezembro.


Inscrições online: www.labverde.com

O edital na íntegra está disponível no www.labverde.com.


Foto: Gui Gomes

bottom of page