Associação de Jornalistas e Escritoras homenageia mulheres amazonenses

18 de agosto de 2022


A entidade vai destacar, em evento público, personalidades femininas que transformaram vidas por meio de ações sociais ou pioneirismo feminino

Diretoria da AJEB-AM e homegenagedas durante reunião preparatória da 3° edição do Evento "Mulheres que Fazem a Diferença".

Manaus – A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Amazonas (AJEB-AM) vai homenagear, no próximo dia 26, onze amazonenses com o diploma ‘Mulheres que Fazem a Diferença’, nas categorias pioneirismo e responsabilidade social. A solenidade acontecerá no auditório do Colégio Martha Falcão, na zona centro-sul da capital, e reunirá membros de academias literárias, personalidades do meio jurídico, jornalistas e apreciadores da cultura.

De acordo com a presidente da AJEB-AM, jornalista Dora Paula, “apesar de ser uma associação de mulheres voltada para a escrita, a entidade, nesta ocasião, busca destacar personalidades femininas que transformaram vidas dentro das mais diversas áreas de atuação ou que reescreveram a história, a partir do pioneirismo de suas conquistas. É um resgate de personagens inspiradoras das mais belas histórias da vida real”, revela.

Ainda de acordo com Dora Paula, essa é a primeira vez que a AJEB-AM vai conceder homenagem póstuma, e decidiu fazer isso para destacar mulheres cuja existência promoveu mudanças significativas para o ambiente social e segue até os dias atuais influenciando positivamente outras vidas.

A primeira amazonense homenageada in memorian será a professora Martha Falcão, que dará nome a turma de 2022. Ela foi precursora da educação ambiental no Amazonas.

O evento é aberto ao público, com entrada gratuita. Os interessados em conhecer e fazer parte da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – coordenadoria Amazonas podem buscar informações por meio do telefone: (92) 98131-2000 ou Instagram: @ajebam

Homenageadas:

Patronesse da Turma 2022

Professora Martha Falcão – Precursora da educação ambiental no Amazonas.

Categoria Pioneirismo:

1. Eunice Michiles - Primeira Senadora do Brasil;

2. Lucilene Viana - Primeira Mul