Atividades abordam a preservação do Sauim de Coleira em Manaus

13 de outubro de 2022


A iniciativa é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Zoologia da Ufam

Serão quatro atividades envolvendo a comunidade acadêmica e a sociedade em torno da temática

Manaus (AM)- Levar conscientização sobre a necessidade de preservar o Sauim de Coleira é o objetivo da iniciativa promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Zoologia. A programação das atividades iniciou nesta terça-feira (11) e seguem até o próximo dia 24 de outubro.


Serão quatro atividades envolvendo a comunidade acadêmica e a sociedade em torno da temática. Com debate em mesa redonda, exposições fotográficas, ação de adesivagem de carros e Mutirão de plantio de árvores nativas.


Responsável pelas ações, a professora Cíntia Cornelius, do PPG em Zoologia, explica que a programação faz parte do projeto de extensão do programa, idealizado e conduzido pelos discentes do PPGZool. “O evento Zoologia para Todos ocorre uma vez por mês (a primeira terça de cada mês) com uma palestra ou atividade de divulgação científica. Neste mês de outubro dedicamos as atividades em alusão ao aniversário de Manaus e ao dia do sauim-de-coleira que também é no dia 24 de outubro”, revela a docente.


“Ao longo de todo o mês de outubro, buscaremos trazer informação e conhecimento relacionados à espécie, com quem dividimos o território da nossa cidade, e ressaltar como todos podem fazer a sua parte para contribuir com a sua preservação”, detalha.


De acordo com a professora, os eventos são abertos à comunidade da Ufam e aos interessados em geral, apenas a participação na mesa-redonda requer inscrição. “Teremos uma mesa-redonda com quatro especialistas tratando sobre esta espécie que é endêmica da região de Manaus e está em perigo de extinção”, conta. “Para o plantio vamos divulgar no dia da mesa-redonda a hora e local e será aberto para participar quem quiser. Esse é um evento em parceria com o Projeto Sauim-de-Coleira aqui da Ufam e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente”, informa.


Confira a programação:


Exposição Fotográfica Cepam - “Sauim-de-Coleira: uma espécie que pede socorro”

Data: de 11 a 24 de outubro

Local: Hall da FCA