Auxílio Estadual permanente: entrega de cartões remanescentes se encerra na segunda-feira (28/02)

24 de fevereiro de 2022

O Governo do Amazonas encerra, na segunda-feira (28/02), a nova etapa de entrega de cartões remanescentes do cartão Auxílio Estadual permanente na capital e nos 61 municípios do interior. Mais de 22 mil cartões restantes serão redistribuídos a partir de abril, desta vez para famílias na lista de espera do Cadastro Único (CadÚnico).


Conforme dados da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), em quatro meses, a ajuda financeira de R$ 150 chegou a 277.487 beneficiários, sendo 143.602 na capital e 133.885 no interior. Dos 300 mil cartões disponibilizados para famílias em situação de extrema pobreza do Amazonas desde novembro, 22.513 cartões ainda restam ser entregues, cerca de 7% do total.


De acordo com a titular da Seas, secretária Alessandra Campêlo, este montante será redistribuído para uma lista de espera de beneficiários que não foram contemplados. O objetivo é fazer a seleção dessas novas famílias em março para reiniciar a entrega em abril deste ano.


“Esses cartões vão ser redistribuídos tanto no interior quanto na cidade de Manaus. Isso é feito pelo CadÚnico, e a gente não tem como escolher as pessoas, sendo de acordo com o critério socioeconômico de cada pessoa. É importante ressaltar que, em quatro meses, o Governo do Estado já colocou quase R$ 200 milhões em dinheiro nas casas de aproximadamente 280 mil famílias no Amazonas”, disse a secretária de Assistência Social.


Alessandra Campêlo pontuou ainda alguns fatores que justificam a quantidade de cartões remanescentes.

“A maioria dos casos que a gente tem percebido são pessoas que saíram do Amazonas e não atualizaram seus dados no CadÚnico, ou mesmo pessoas que faleceram neste período, mudaram de situação de renda, e essa é a melhor situação que a gente consegue encontrar. Também há pessoas que arrumaram um trabalho e hoje não precisam mais desse auxílio, então ele vai ser direcionado a quem ainda está precisando”.


Atendimento

Em Manaus, a entrega dos cartões está concentrada no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), localizado na rua Wilkens de Matos, bairro Aparecida, zona sul de Manaus, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.


No interior, o Governo do Estado conta com a parceria de órgãos como a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, além das secretarias municipais de Assistência Social, para prosseguir com as entregas.


O Governo do Estado disponibiliza ainda um call center para atendimento de demandas envolvendo o Auxílio Estadual permanente. O número para contato para tirar dúvidas relacionadas ao cartão é o 0800 740 7444.