Boto Cor de Rosa celebra a vida na primeira noite do Festival dos Botos

17 de setembro de 2022


Na noite deste sábado, 17, será a vez do Boto Tucuxi fazer sua apresentação no Lago dos Botos, em Alter do Chão

Boto Cor de Rosa emocionou e contagiou a torcida em sua apresentação no Lago dos Botos ao som de carimbó

(Alter do Chão-STM-PA) – A Vila Balneária de Alter do Chão reviveu a magia do Festival dos Botos na primeira noite de apresentações na noite de ontem, sexta-feira, 16, no Lago dos Botos. Após dois anos sem ser realizado em virtude da pandemia da covid-19, a encenação folclórica da Lenda do Boto retornou em 2022 sob novo formato. Um boto se apresenta em cada noite e quem abriu com chave de ouro o retorno do Festival foi o boto Cor de Rosa, que levou para o Lago o tema “Macucauá, Celebrando a Vida”. A noite teve ainda o show da banda baiana ‘Babado Novo’ e do cantor Patrick Araújo, levantador do boi Caprichoso.


O atual campeão do Festival, em 1h56min de apresentação, contagiou, emocionou e levantou a plateia que prestigiou sua apresentação.

Com o objetivo de garantir o bicampeonato, o Cor de Rosa apostou na valorização da cultura dos povos tradicionais e de todo rito tradicional que há séculos é realizado dentro da Festa do Çairé.


A agremiação incluiu no seu enredo uma forte mensagem sobre a conscientização em torno da preservação do meio ambiente, mais especificamente nossos rios e florestas.

“É uma mensagem de alerta para a preservação de nossas florestas e rios. A conscientização sobre o uso e o cuidado com os nossos recursos naturais depende de cada um de nós”, disse o presidente da agremiação, Miguel Wanghan.


O prefeito Nélio Aguiar, acompanhado dos secretários municipais Emir Aguiar (Governo), Luis Pixica (Cultura), Alaércio Cardoso (Turismo), Jean Murilo (Urbanismo), Sandra Santana (Assistência Social), Vânia Portela (Saúde), Maria José (Educação), prestigiou a apresentação do boto Cor de Rosa.


“É uma alegria muito grande poder voltamos a viver o Festival dos Botos dentro do Çairé. Ganha nossa cultura, os artistas, o povo de Alter e os turistas que vêm nos visitar neste período de festa. Tudo aqui é lindo”, disse o gestor municipal.