Brasil terá novos embaixadores em oito países

16 de dezembro de 2021


O Senado aprovou nesta quarta-feira (15) os nomes de diplomatas para ocupar embaixadas nacionais em oito países. Todos os indicados passaram por sabatina na Comissão de Relações Exteriores. Marcos Bezerra Abbott Galvão é o novo titular na China. Novos titulares também estarão na Espanha, no Paraguai, na Colômbia, no Congo, na Áustria, na Sérvia e em Belize.


Transcrição

BRASIL TERÁ NOVOS EMBAIXADORES EM OITO PAÍSES ESPANHA E CHINA ESTÃO ENTRE AS NAÇÕES QUE TERÃO NOVOS TITULARES NAS REPRESENTAÇÕES DIPLOMÁTICAS. REPÓRTER PEDRO PINCER O Senado aprovou os nomes de diplomatas para ocupar embaixadas nacionais em oito países. Todos os indicados passaram por sabatina na Comissão de Relações Exteriores. Marcos Bezerra Abbott Galvão é o novo titular na China. Segundo ele, o país asiático respondeu por 32% das exportações brasileiras, 22% das importações e, assim, por 28% do comércio total, sendo de longe o primeiro parceiro comercial do Brasil desde 2009. De janeiro a outubro de 2021, as vendas do Brasil para a China já passaram de US$ 77 bilhões, crescimento de 32% em relação a 2020. Para a Espanha, foi aprovado o nome de Orlando Leite Ribeiro. O senador Carlos Viana, do PSD mineiro, destacou o currículo do indicado.


É de família que veio do nosso Itamaraty, cresceu em meio a esse aprendizado, esteve no Ministério da Agricultura, onde exerceu um trabalho excepcional de representação do Brasil, do nosso agronegócio nos acordos internacionais, e, agora, com muita justiça, está sendo indicado para a Espanha. Também foram aprovados pelo Plenário novos embaixadores na Áustria, na Sérvia, no Paraguai, na Colômbia, no Congo e em Belize. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.


Fonte:https://www12.senado.leg.br/