Brudden anuncia nova linha de produção de motocicletas elétricas no PIM

13 de abril de 2022


O investimento previsto nessa nova linha de produção é da ordem de R$ 8 milhões

A Brudden vai diversificar sua linha de produção no Polo Industrial de Manaus


(Manaus-AM)- O início de uma nova linha de produção de motocicletas elétricas com previsão de criação de novos postos de empregos no Amazonas foi anunciado pelos representantes da empresa Brudden da Amazônia, em visita à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), na última semana.

A empresa informou que pretende diversificar sua linha fabril no Polo Industrial de Manaus (PIM).


O projeto de diversificação da Brudden está previsto para ser apresentado na próxima reunião (295ª) do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), no dia 20 de abril. O investimento previsto é da ordem de R$ 8 milhões.


O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico da Sedecti, Renato Freitas, destacou que a Brudden está instalada no PIM desde 2000, produzindo equipamentos de ginástica, e a diversificação anunciada traz uma inovação para o setor da Indústria.

“A diversificação anunciada pela empresa traz consigo uma inovação muito importante. E a equipe da Sedecti está empenhada em fomentar esse que é o segmento e-Mobility, ou seja, equipamentos de mobilidade urbana ou rural individual, movidos a energia elétrica de forma que tenhamos, cada vez mais, um consumo menos agressivo ao meio ambiente e com uma pegada de carbono cada vez menor”, frisou Freitas.

Renato também destacou que a Brudden trouxe um projeto totalmente nacional e conta com a participação de profissionais de engenharia, com experiência na produção do setor de duas rodas no PIM, para o desenvolvimento do novo produto. A expectativa da Sedecti se volta agora para a aprovação do projeto, fabricação e produção em breve do novo item.


“Estamos otimistas e esperamos que o projeto seja aprovado já na próxima reunião do Codam, dependendo da deliberação dos conselheiros, para que, até o final de 2022, possamos presenciar o lançamento da primeira unidade da motocicleta elétrica da Brudden aqui no Amazonas”, disse o secretário.


A empresa

A Brudden da Amazônia faz parte do grupo Jacto, especializado na produção de diversos equipamentos agrícolas e pulverizadores.

O projeto de diversificação da empresa será apresentado na próxima reunião do Codam, marcada para o dia 20 deste mês


Atualmente a fábrica, que conta com incentivos fiscais do Governo do Amazonas, possui unidades fabris também no estado de São Paulo. Em Manaus, são produzidos equipamentos eletroeletrônicos fitness de sua marca Movement.


Durante a reunião, a representante da companhia, Maria Keiko Uchida Furuie, agradeceu a receptividade do corpo técnico da Sedecti e falou sobre o novo projeto.


“Apresentamos o projeto de diversificação da Brudden que, até então, só fabricava equipamentos de ginástica no PIM. Agora, estamos entrando no ramo de mobilidade elétrica. Trata-se de um produto de desenvolvimento nacional, desde a concepção da motocicleta até io desenvolvimento de parceiros e fornecedores. E, tudo foi elaborado aqui no Amazonas, no Brasil”, explicou Furuie.


Ela também revelou que esse é o projeto do primeiro produto da linha de mobilidade da marca. “Porém, temos a expectativa de expandir a produção para moped (ciclomotor), bicicleta elétrica, triciclos, todos movidos a eletricidade e muito utilizados em serviços urbanos como delivery. Começamos com um projeto pequeno e, dando certo, a ideia é crescer bastante e expandir a fábrica aqui na Zona Franca de Manaus”, concluiu a representante da companhia.


FOTOS: Anselmo Pereira/Sedecti

Texto: Assessoria da Sedecti