Campanha de Vacinação Antirrábica da prefeitura segue na zona Sul e inicia programação na zona Oeste

9 de fevereiro de 2022

Dando continuidade à programação semanal da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, da Prefeitura de Manaus, as equipes de vacinadores estarão entre os dias 7 e 12 de fevereiro em bairros da zona Sul e vão iniciar as ações em bairros da zona Oeste da cidade.


Nesta segunda-feira, 7/2, a vacinação de cães e gatos ocorreu nos bairros Cachoeirinha, São Francisco, Praça 14 de Janeiro, Petrópolis e no Parque das Laranjeiras.


O diretor do CCZ, médico veterinário Rodrigo Araújo Rodrigues, explica que as equipes já iniciaram a campanha em bairros das zonas Norte e Leste, seguindo para os bairros das zonas Sul e vão começar os trabalhos nesta semana na zona Oeste, com a meta de atingir os 63 bairros de Manaus.


“É importante lembrar que o CCZ disponibiliza a vacinação contra raiva durante todo o ano na rotina de atendimento, mas a campanha de vacinação, com as equipes percorrendo as ruas dos bairros para imunizar os animais, é uma estratégia que facilita o acesso ao serviço. Os animais devem ser vacinados todos os anos contra a doença, fazendo com que haja o controle efetivo da raiva entre cães e gatos, evitando uma possível transmissão para o ser humano”, alerta Rodrigo Rodrigues.


As equipes de vacinadores executam o trabalho de segunda-feira a sábado, das 8h às 13h, e o CCZ também instala postos fixos nas comunidades, de acordo com a necessidade identificada entre os tutores dos animais. Para receber o imunizante, cães e gatos devem apresentar bom estado de saúde e ter acima de três meses de idade.


Cronograma


A programação semanal da campanha continuará na terça-feira, 8/2, nos bairros Praça 14 Janeiro, São Francisco, Petrópolis e Parque das Laranjeiras.


Na quarta-feira, 9/2, as equipes iniciarão os trabalhos nos bairros Aparecida, Matinha, Parque 10 de Novembro, São Francisco (comunidade São Sebastião) e Flores.

Na quinta-feira, 10/2, também serão atendidos os bairros Centro, Matinha, Parque 10 de Novembro, Aparecida e Flores (Parque Shangrilá).


Zona Oeste


Na sexta-feira, 11/2, as equipes vão começar as ações da campanha na zona Oeste de Manaus, percorrendo as ruas dos bairros São Raimundo, Glória, Santo Antônio, Bairro da Paz, Tarumã-Açu (União da Vitória) e Tarumã (Campos Sales e Parque São Pedro).

A programação da semana será encerrada no sábado, 12/2, também em comunidades nos bairros São Raimundo, Glória, Santo Antônio, bairro da Paz, Tarumã-Açu (União da Vitória) e Tarumã (Campos Sales e Parque São Pedro).

Serviço


O CCZ mantém dois postos fixos com a oferta da vacina antirrábica animal durante todo o ano. Um deles fica localizado na própria sede do CCZ, no bairro Compensa, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h. O segundo posto fixo funciona na Unidade Móvel instalada na Minivila Olímpica do bairro Coroado, de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h.

Para mais informações, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza o Disque Saúde (0800 280 8 280), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A população também pode entrar em contato com o CCZ, somente para mensagens por WhatsApp, nos telefones 98842-8484 e 98842-8359, ou pelo e-mail cczcidadao@pmm.am.gov.br .


— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Camila Batista/Semsa e João Viana/Semcom


Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHsmXj4FKC

Fonte: https://www.manaus.am.gov.br/