Campanha de vacinação contra a Covid-19 terá 57 pontos nesta quinta e sexta-feira

9 de dezembro de 2021

A campanha de vacinação contra a Covid-19 terá 57 pontos de atendimento na quinta e sexta-feira, dias 9 e 10/12. A Prefeitura de Manaus, que coordena a imunização na capital, alerta para locais e horários de funcionamento das unidades de saúde, pontos estratégicos, Centros de Atenção Integral à Criança (Caic) e de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi), feira Manaus Moderna e seis shoppings, que retomam a aplicação de doses nesta quinta-feira. O ponto de vacinação do shopping Millenium passará a atender somente de segunda à quarta-feira.


A orientação é que sejam consultados o site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), pelo link http://bit.ly/localvacinacovid19 e os perfis oficiais da secretaria nas redes sociais: @semsamanaus, no Instagram, e Semsa Manaus, no Facebook.

A partir desta quarta-feira, 8/12, a campanha passou a contar com o reforço da “carreta da vacina”, em uma parceria com o Ministério da Saúde, Semsa e Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), que estará posicionada na praça Heliodoro Balbi (da Polícia), até o dia 23 de dezembro, com atendimento de segunda-feira a domingo, das 9h às 16h.

A secretária da Semsa, Shádia Fraxe, acompanhou o início dos atendimentos no local. “O governo do Estado lançou uma ‘mega vacinação’ com foco nas cidades do interior, que estão precisando de um reforço para melhorar a cobertura vacinal contra a Covid-19. Aqui, para Manaus, a contribuição é com essa carreta, que ficará no centro da cidade neste período de final de ano, mas que depois será itinerante, indo a bairros nos quais o percentual de cobertura vacinal esteja baixo, para que possamos buscar as pessoas que, por algum motivo, não tenham conseguido se vacinar, as que não tomaram a primeira dose e as que já passaram dos intervalos para a segunda dose. É muito importante que toda a população apta a receber a vacina, que é aquele público a partir de 12 anos, seja imunizado”, ressaltou.

O pintor José André Costa, 67, recebeu a sua dose e sugeriu que as pessoas procurem os pontos de vacinação que a prefeitura oferece. “A gente tem que ver que não são todas as cidades que oferecem essas facilidades para que a população tenha acesso à vacina. Todo mundo tem que tomar. A gente anda muito por aí e ninguém traz escrito na testa que está com esse vírus, para gente ver e ficar longe. É preciso colocar a mão na consciência e tomar a vacina para se proteger e proteger os outros”, incentivou.

José Augusto Guimarães, auxiliar técnico-administrativo, atua como gerente da praça Heliodoro Balbi e aproveitou para tomar a terceira dose. “Foi muito bom ter esse ponto aqui. Nem precisei sair do trabalho para me vacinar com a dose de reforço”, comentou.

A artesã Ilza Souza, mora no Tarumã, na zona Oeste da cidade. Ela foi com o marido, de 88 anos, e a filha, que é cadeirante, para que todos fossem vacinados. “Nós três tomamos a terceira dose. Tem que garantir a saúde da família. Se temos a vacina de graça, é só vir tomar”, disse.

— — —

Texto – Sandra Monteiro / Semsa

Fotos – Marcely Gomes/Semcom e Camila Batista / Semsa

Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHsmXf2fMg

Fonte: https://www.manaus.am.gov.br/