Candidatos iniciam disputa pelas 2.321 vagas do Vestibular da UEA 2021, acesso 2022

14 de fevereiro de 2022

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciou neste domingo (13/02), a aplicação das provas do Vestibular 2021, acesso 2022, em Manaus e em 61 municípios do Amazonas. Em virtude do cenário epidemiológico da Covid-19, a coordenação do concurso seguiu rigorosamente todos os protocolos de prevenção. O gabarito oficial do certame será divulgado nesta segunda-feira (14/02), às 20h (horário Manaus), no site da UEA.


Neste ano, o Vestibular disponibiliza 2.321 vagas, sendo 1.109 para a capital e 1.212 para o interior, além de 470 vagas para Pessoa com Deficiência (PcD) e 142 para indígenas. A UEA oferece ainda neste certame, três cursos de oferta especial: Tecnologia em Design Digital, Letras - Língua Inglesa e Direito, totalizando 37 cursos para o Vestibular 2021, acesso 2022.


Durante a abertura do processo seletivo, o reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, destacou os cuidados adotados para a realização das provas. De acordo com o gestor, a universidade preocupou-se com o período epidemiológico de tal modo que o Vestibular pudesse ser realizado com segurança, reduzindo ao máximo o risco de contaminação entre a população.


"A UEA, desde o vestibular passado, tem essa preocupação muito grande com a prevenção da pandemia, sobretudo nesse momento de Ômicron. Então, muitos cuidados foram tomados do ponto de vista do distanciamento, inclusive na recepção dos candidatos. Tivemos uma atenção a todas as orientações de prevenção sanitárias", enfatizou.


Por fim, Cleinaldo comentou sobre a satisfação da UEA em oportunizar quase 5 mil acessos ao ensino superior para a comunidade. "É uma alegria receber em junho calouras e calouros em nossa universidade. Para nós, isso é muito estimulante. No próximo mês, estaremos juntos comemorando o resultado do Vestibular. Será festa em todo o Amazonas", destacou.


Entre os protocolos adotados no exame de 2022 estão: maior número de locais de prova; disponibilização de álcool 70%; exigência do uso de máscaras; aferição de temperatura dos candidatos e colaboradores; distanciamento social nas salas e sanitização dos ambientes.


Abstenção

No primeiro dia do Vestibular 2021, acesso 2022, a UEA registrou 6.789 abstenções, o que representa 25,48% do total de candidatos inscritos no certame.


SIS

As provas de Acompanhamento I, II e II do Sistema de Ingressos Seriado (SIS) da UEA serão aplicadas na terça-feira (15/02).


Resultado

O resultado do Vestibular e SIS será divulgado no dia 18 de março de 2022, além do Edital de Matrícula Institucional para ingresso no primeiro semestre de 2022.

Texto: Gerson Freitas/Ascom UEA Fotos: Daniel Brito/Ascom UEA