CECFs realizam programação em alusão à Páscoa e Dia dos Povos Indígenas

9 de abril de 2022

Os Centros de Convivência da Família (Cecfs) e do Idoso (Ceci) mantidos pelo Governo do Amazonas, sob o comando da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), estão promovendo uma série de atividades neste mês de abril para celebrar a Páscoa, que este ano será no dia 17/04 e o Dia dos Povos Indígenas, no dia 19. Esses equipamentos públicos, um total de sete, trabalham no sentido de propiciar às famílias e aos idosos uma política de Proteção Social Básica visando o fortalecimento de vínculos da população em situação de vulnerabilidade e risco social.


Por meio dos Cecfs e do Ceci, o governo estadual oferece uma gama de oportunidades para jovens e adultos, incluindo cursos profissionalizantes, atividades esportivas, além de música, teatro e dança. O mesmo acontece com os idosos, que podem participar de grupos de convivência, bem como, de atividades voltadas para a promoção da saúde, bem-estar e socioeducativas. O foco das ações é melhorar a qualidade de vida da comunidade na qual estão inseridos.


A coordenadora do Projeto Rede de Proteção da Seas, Ítala Rodrigues, destacou que os Centros de Convivência da Família e do Idoso estão voltando gradualmente com suas programações às famílias e aos idosos. Apesar de estar liberado o uso de máscaras, Ítala lembra a necessidade de que os idosos as utilizem, principalmente nas atividades macro. Outra cobrança diz respeito a vacinação completa da Covid-19. “São cuidados importantes e necessários que não devem ser esquecidos”, frisou.


Veja a programação dos CECFs e Ceci

Japiim – No Centro de Estadual Convivência da Família 31 de Março, será realizada uma palestra com o tema: O significado da Páscoa e os seus símbolos, além de atividades complementares como gincanas, mímicas e caça aos ovos de Páscoa fazem parte da programação CECF 31 de Março, que vai acontecer no período de 11 a 13 de abril, no horário das 16h às 17h, na área externa multiuso do centro. No dia 12, das 9h às 10h, vai ser realizada uma oficina, na cozinha do centro, para os participantes aprenderem a fazer cone trufados. No mesmo dia, haverá outra oficina, na cozinha, das 15h às 16h, para confecção de lembranças de Páscoa, como forma de valorizar e estimular a arte e o artesanato.


No período de 11 a 13 de abril, o centro vai realizar uma programação sobre a valorização dos povos indígenas, no horário das 16h às 17h, na quadra do Centro.


Santo Antônio – O CECF Magdalena Arce Daou iniciou a programação de Páscoa nesta sexta-feira, 08/04, das 9h às 11h e das 14h às 16h, com a chegada do coelho da Páscoa e caça aos ovos de chocolate, escondidos nos setores do centro, com lembrancinhas, tendo em cada setor um responsável informando sobre a funcionalidade da Seas. A programação inclui também teatro de fantoches, palhaço puxa puxa e circuito de atividades motoras, na praça do centro, para crianças a partir dos 03 aos 12 anos, que tiveram ainda pintura no rosto e confecção das orelhinhas.


No dia 19 de abril, para celebrar o Dia dos Povos Indígenas, vai ter uma programação das 9h às 17h, sobre valorização dos povos indígenas, tendo como convidada a etnia Sateré Maué para realizar exposições de arte e oficinas de artesanato. Foram convidados também a Livraria Valer para exposição de livros regionais e autores para um Sarau. Consta na programação um show do Serginho Queiroz com música regional. Todos os Grupos de Convivência do Magdalena já voltaram a funcionar.