Palmas para ela!


A escritora Raimunda Gil Schaeken entrou para a história literária do estado. É a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Associação dos Escritores do Amazonas (ASSEAM). Ela vai comandar a entidade até novembro de 2023.

A cerimônia de posse aconteceu dia 23 de outubro, às 10h, no Espaço Cultural Francisco Antonaccio - localizado no centro de Manaus.

O evento movimentou a cena cultural da capital amazonense e reuniu intelectuais, representante do poder publico, além de amigos e familiares dos novos dirigentes da entidade.

Desejamos alegrias e conquistas para toda a diretoria. Vida longa e próspera para a ASSEAM. E viva a literatura!

Escritora Raimunda Gil Schaeken em seu discurso de posse

O evento movimentou a cena cultural da cidade.

Membros de academias literárias e familiares prestigiaram o momento histórico.

(da esquerda para direita) Kátia Maria Colares, presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - coordenadoria Amazonas (AJEB-AM); Cecília Rodrigues, presidente da Academia de Letras do Brasil-Amazonas (ALB-AM); Antônio Auzier, representante a Secretaria Estadual de Cultura (SEC); Raimunda Gil Schaeken, nova presidente da ASSEAM; Gaitano Antonaccio, fundador e primeiro presidente da ASSEAM; Raimundo Colares Ribeiro, embaixador da Academia Brasileira de Medalhística Militar (ABRAMMIL); Júlio Antônio Lopes, presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (ALCEAR), e Paulo Queiroz, presidente da Academia de Letras e Cultuar do Amazonas (ALCAMA).

Representante da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), Antônio Auzier Ramos (à esquerda), e notáveis escritores amazonenses emolduram a recém empossada.

A presidente da Academia de Letras do Brasil-Amazonas, escritora Cecília Rodrigues, e o diretor do Departamento de Literatura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), Antônio Auzier Ramos, prestigiaram o evento.

A professora Neilany Amazonas do Núcleo de Artes e Cultura da Universidade Nilton Lins e seus alunos musicistas: Ediene, Aluízio e Crisnã. Encantaram a platéia.

A jornalista Dora Paula e as escritoras Kátia Maria Colares Ribeiro e Maria de Belém Maués. Elas comandam o time de notáveis da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, coordenadoria Amazonas (AJEB-AM).

A homenageada recebendo o carinho das amigas escritoras Doroni Hilgenberg e Daura Nila

A nova presidente da ASSEAM entre dois notáveis: a esquerda o escritor Júlio Antônio Lopes, presidente da ALCEAR, e a direita o fundador e primeiro presidente da entidade que ela assume, escritor Gaitano Antonaccio.

A jornalista Dora Paula entre os escritores Júlio Antonio Lopes e Gaitanno Antonaccio. Todos comemorando a posse da nova presidente (que aparece à esquerda da foto)



Escritora Raimunda Gil Schaeken em seu discurso de posse - ASSEAM