top of page

Com a alta de novos casos de Covid-19 no AM, vacinação e cuidados são reforçados

12 de julho de 2022


Além dos cuidados necessários para não ser infetado a vacinação também é uma alternativa


Mayane Batista

Equipe BN

Amazonas entra na fase laranja e exames diagnósticos estão sendo feitos nas portas de entrada dos serviços de saúde e pontos estratégicos

(Manaus-AM) – Diante do alto número de casos de Covid-19 no Amazonas, conforme os dados epidemiológicos divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), o estado volta à fase laranja, com moderado risco de transmissão da doença. Mas para que esse cenário mude e o número de casos não aumente mais, a única forma de prevenção ainda é a vacinação, além dos cuidados necessário para não ser infetado com vírus, como máscara e alcool em gel.


No último boletim desta segunda-feira (11), de acordo com dados do Boletim da Covid-19, foram registrado 306 novos caso da doença no estado. Na capital há 15 pessoas em leito de UTI, e 74 em leitos clínicos, totalizando 89 casos confirmados. Já no interior foram 20 casos confirmados. De acordo com o boletim desta segunda-feira, não houve óbito pela doença.


A mudança aconteceu após o estado registrar um aumento na média de novos casos nos últimos dias e a ocupação leitos de UTI e leitos clínicos. No dia 1º de julho o estado entrou na fase amarela quando houve uma regressão de 445 novos casos. Nesse período a alta de positividade de testes no estado passou de 6% para 24% na última semana. Ainda de acordo com a FVS-AM, nesses primeiros 11 dias do mês, 5.844 novos casos foram registrados no estado. Só em Manaus foram 3.643 casos.


A importância da Vacinação - Diante desse atual cenário a FVS-AM juntamente com a Secretaria Municipal de Manaus ressaltam a importância de intensificar os esforços para vacinação da população, bem como a contínua oferta de exames diagnósticos nas portas de entrada dos serviços de saúde e pontos estratégicos.


Em Manaus, nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza 84 pontos de vacinação contra a Covid-19, distribuídos em todas as zonas da cidade, sendo as 81 unidades básicas de Saúde (UBSs) e os dois pontos estratégicos de grande fluxo, Studio 5, na zona Sul, e shopping Phelippe Daou, na zona Norte, que continuam a operar normalmente.


Um dos pontos estratégicos é o Centro de Convenções de Manaus, o Sambódromo, na zona Oeste, que será mantido como local de atendimento até esta quarta-feira (13), com drive-thru e com postos para pedestres.


Do dia 7 a 9 de julho a Semsa realizou um mega ação que alcançou um total de 53.551 pessoas com a aplicação da primeira a quarta dose do imunizante. De acordo com dados do Sistema Municipal de Vacinação (SMV), 18.381 doses foram aplicadas na quinta-feira; 17.459 na sexta-feira, e mais 17.711 no sábado.


Cuidados e prevenção- Higienizar as mãos, manter distanciamento, o uso de máscara de proteção respiratória é facultativo e a recomendação é em qualquer ambiente, por pessoas com 70 anos ou mais, bem como pessoas com comorbidades, imunossuprimidos e com sintomas gripais.


Ainda de acordo com órgão de saúde, a única forma de reduzir as chances de óbito e agravamento da doença, em uma possível nova alça epidemiológica, é por meio da vacinação.

Vacinômetro- Conforme dados do vacinômetro da Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM), até esta segunda-feira (11), 7.586.645 doses da vacina contra Covid-19 foram aplicadas entre 1ª, 2ª, 3ª e doses de reforços em todo estado. Já na capital, de acordo com vacinômetro Semsa Manaus, 13.918 doses foram aplicadas hoýje, totalizando 4.550.148 doses aplicadas na capital.

bottom of page