Com apoio da Assembleia Legislativa cidades do Mato Grosso se mobilizam para criar Conafer no Estado

2 de março de 2022


A mobilização conta com o apoio da Assembleia Legislativa do MT. Os agricultores acreditam que a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais vai fortalecer os pequenos negócios

Em reunião com o presidente da Assembeia Legislativa do MT, deputadp Eduardo Botelho (União), os pequenos produtores rurais apresentaram as motivações favoráveis à criação da Conafer


Cuiabá (MT) - Municípios mato-grossenses estão mobilizados pela criação de sindicatos que fortaleçam a criação da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), secção Mato Grosso, que já conta com 28 sindicatos criados para fortalecer os pequenos produtores. A Conafer está presente em 23 estados.


Com apoio do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União), a mobilização ganhou força no estado, nesta semana, com a oficialização da Conafer MT e a composição da Diretoria-Executiva, que vai funcionar provisoriamente numa sala cedida pelo Instituto Pró Ação de Desenvolvimento Sustentável da Pessoa e à Inclusão (Proaspi), em Cuiabá.


“Essa é uma luta nossa, uma defesa porque acho que em Mato Grosso a agricultura familiar ainda não é valorizada, ela precisa ser valorizada como produtora de alimento e geradora de emprego e renda. É uma cadeia produtiva muito importante. Então, não resta dúvida que vem ajudar, e muito, a criação da Conafer no nosso estado”, afirmou o deputado Botelho.


Impulso

De acordo com o coordenador estadual da Conafer, Guimar Rodrigues de Oliveira, a iniciativa vai valorizar a agricultura familiar em Mato Grosso. Pois, além de trabalhar a terra, vai impulsionar o plantio, a colheita, produção de qualidade e a comercialização.


“A partir de agora vamos fazer o trabalho de resgate da agricultura familiar que é o propósito da Conafer, que visa organizar a produção dos pequenos produtores, com qualidade, quantidade, abastece o mercado local, nacional e até mesmo no exterior. A agricultura familiar tem a demanda, mas precisa ter organização da produção e comercialização promovendo credibilidade no mercado local, nacional e internacional. O deputado Eduardo Botelho abraçou a causa, é o braço direito da Conafer em Mato Grosso, sem a participação dele seria quase impossível chegar até aqui. Em médio prazo os pequenos produtores poderão ver o resultado de todo esse trabalho. Sem sindicatos não podemos criar a federação, daí a importância dessa mobilização para fortalecer o setor”, explicou Guimar.


Para o presidente do Sindicato dos de Porto Alegre do Norte, Marcos Barôla declarou como importante a mobilização com apoio do deputado.