Com apoio do Governo, mais de 400 alunos da rede pública participaram de competições esportivas

27 de dezembro de 2021

O estímulo ao esporte é uma das missões do Governo do Amazonas e, neste ano, a Secretaria de Educação e Desporto apoiou diversas atividades esportivas, do xadrez ao atletismo. O aluno Gustavo Manuel, competidor nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), foi um dos 432 estudantes apoiados pelo Estado este ano.


Aos 13 anos, Gustavo foi um dos representantes do badminton, esporte a que se dedica desde os 7 anos. O estudante se mostrou feliz por representar o estado fazendo algo que ama e destacou o apoio recebido para participar da competição.


“Fico muito feliz com os resultados, eu conquistei várias medalhas com meu esforço, chegando ao número 1 do ranking nacional. Isso tudo foi graças ao apoio e oportunidades que me foram dadas, inclusive pelo governador, então estou agradecido e incentivo a todos a correrem atrás dos seus sonhos”, destacou o atleta.


Ao todo, os alunos da rede pública estadual conquistaram 57 medalhas em competições estaduais e nacionais.


Destacando-se as competições dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), Campeonato Amazonense de Badminton 2021 e a 13ª edição das Paralimpíadas Escolares, os representantes da rede estadual conquistaram 29 ouros, 10 pratas e 18 bronzes, nas diversas modalidades disputadas.


Apenas nos JEBs, que aconteceram no Rio de Janeiro, 217 alunos participaram das competições entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro. Os estudantes representaram o Amazonas em 17 modalidades dos Jogos, chegando a patamares inéditos para o estado.


Paratleta – Nas Paralimpíadas, a delegação contou com representantes em duas modalidades: atletismo e tênis de mesa. O estudante Samuel Miranda, da Escola Estadual (EE) Milburges Bezerra de Araújo, é o recordista nacional na prova de arremesso de peso dos jogos atuais e de 2019, além de ter conquistado mais três medalhas.


O jovem disse estar realizado. “Para mim, foi uma experiência maravilhosa ir para as Paraolimpíadas. Eu estou muito feliz com tudo, pretendo seguir esta carreira e permanecer nas competições, alcançando cada vez mais vitórias e superando minhas metas”, reforçou.


Xadrez – No Campeonato Amazonense de Xadrez Absoluto 2021, realizado de 4 a 12 de dezembro, a equipe formada por alunos das Escolas Estaduais de Tempo Integral (EETIs) Elisa Bessa Freire e Dr. Sérgio Alfredo Pessoa foi destaque entre os competidores.


Os atletas Mikhael Aquino, Guilherme Pereira, Otávio Viana, Suan Bruno e Marcelo Enrique fizeram ao todo 9,5 pontos nas suas rodadas, alcançando nove vitórias e um empate.


‘Gol do Brasil’ - Outra forma de incentivo ao esporte foi a chegada do projeto “Gol do Brasil”, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que será implantado em Manaus, Tefé e Autazes, por meio da parceria com o Governo do Amazonas. Os profissionais treinados pela CBF vão aplicar os conhecimentos junto a alunos da rede pública estadual.


A secretária estadual de Educação, Kuka Chaves, frisa que a integração do esporte é fundamental à formação dos estudantes.


“Por meio dessas iniciativas, nossos alunos têm oportunidades de uma educação que perpassa por conhecimentos além da sala de aula, e conseguem visualizar caminhos diferentes para seus futuros. Certamente são oportunidades importantes para cada um deles, e para nós, enquanto secretaria”, pontua a secretária.


Fonte: http://www.amazonas.am.gov.br/