Corpo de Bombeiros lança projeto Bombeiro Mirim

27 de março de 2022

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, neste sábado (26/03), solenidade de lançamento do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom). O evento aconteceu no Quartel do Comando Geral, em Petrópolis, e teve a presença de 200 crianças e adolescentes, matriculadas no programa, e também de autoridades civis e militares.


O programa, que irá acontecer nos batalhões da corporação em Manaus e em todos os pelotões e companhias do interior, tem como objetivo contribuir na formação de crianças e adolescentes, utilizando como referência valores de cidadania e civismo, e tem base na doutrina militar. Os ensinamentos do programa estão ancorados na hierarquia, disciplina e cidadania, sendo um pilar auxiliar no desenvolvimento da criança e do adolescente, que serão agentes transformadores de sua própria história.


No Amazonas, Proebom iniciou suas atividades no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) no ano de 2003, chamado de Brigada Mirim. Em 2015, adotou a nova formatação que hoje está em vigor. Com nova matriz curricular e nomenclatura, com o objetivo de proporcionar melhor qualidade instrutiva aos alunos, sempre pautados em valores éticos, morais e educacionais, cuja metodologia é erigida a partir dos quatro pilares da educação estabelecida pela UNESCO: Ser – espiritualidade; Conhecer – ciências; Saber – filosofia e Fazer – arte.


Na capital, o Proebom irá atender cerca de 150 crianças e adolescentes, distribuídas entre o Batalhão de Bombeiros Especial (BBE), Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA) e 1º Batalhão de Incêndio (1º BI). Já no interior, o programa atenderá 500 crianças, distribuídas nos dez municípios onde o CBMAM possui companhia ou pelotão, que são: Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Rio Preto da Eva, Iranduba, Tabatinga, Tefé, Humaitá, Novo Airão e Presidente Figueiredo. Cada unidade militar irá formar uma turma com 50 (cinquenta) crianças e adolescentes.


Durante a solenidade de lançamento do programa, o Comandante-Geral do CBMAM, Coronel Orleilso Ximenes Muniz, falou sobre a importância do projeto que é o maior investimento que se pode dar àqueles que mais precisam: as crianças e adolescentes.


“O programa, que tem o apoio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), busca formar cidadãos conscientes de suas potencialidades, deveres, direitos e responsabilidades, para que assim possa ter condições de contribuir para a melhoria da comunidade em que está inserido e também interagir com a sociedade em geral”, disse o coronel..


Fonte: http://agenciaamazonas.am.gov.br/