CPI da Amazonas Energia faz visitas técnicas em Brasília

1 de abril de 2022

Manaus (AM) - O deputado Sinésio Campos (PT), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) participou de duas reuniões técnicas, em Brasília. A primeira foi na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A outra reunião foi realizada na sede da Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão vinculado a ANEEL.


Além de Sinésio, também participaram das reuniões, o diretor-presidente do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), Márcio André Oliveira e representando o Instituto de Defesa e Proteção ao Consumidor (PROCON), Pedro Malta.


O objetivo da primeira reunião foi discutir os serviços de geração e distribuição de energia; sistema de medição e atendimento ao consumidor. Também participaram desta reunião, o diretor da ANEEL, Hélvio Guerra e os Superintendentes Adjuntos das Superintendências de Regulação dos Serviços de Distribuição, Fiscalização Econômico-financeira, Fiscalização dos serviços de eletricidade e medição administrativa; Ouvidoria Setorial e Participação Pública.


A segunda reunião teve como objetivo executar as atividades de coordenação e controle do Siistema Integrado Nacional (SIN) e as atividades de previsão de cargas e planejamento da6 operação do sistema isolado SISOL. Estavam presentes, além de Sinésio, o diretor-presidente do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), Márcio André Oliveira e o representante do Instituto de Defesa e Proteção ao Consumidor (PROCON), Pedro Malta. Também participaram o diretor geral da ONS, Luiz Carlos Ciocchi e gerentes das áreas jurídica, executiva e operacional.


Os principais assuntos abordados foram: os medidores elétricos, tarifa social, Programa Mais Luz para Amazônia, atendimentos ao consumidor e tarifas.


Nas duas reuniões foram solicitadas informações e dados técnicos, que serão importantes para a elucidar questões tratadas pela CPI.


Confira as explicações do deputado no vídeo a seguir: