CRÔNICA “SABEDORIA DE MÃE”

Por: Núbia Litaiff Moriz Schwamborn

Certa noite, estávamos sentados numa sorveteria, tomando sorvete de chocolate, numa tentativa de amenizarmos o calor infernal das noites tórridas de Tefé, quando duas crianças, sua mãe e mais uma mulher entraram na sorveteria.


Após alguns minutinhos, a menininha, bem arrumadinha, cabelos caprichosamente penteados, saiu saltitante, carregando um sorvete de casquinha. Ela ainda nos olhou rapidamente e segurava o sorvete como se fosse um troféu. A alguns passos o inesperado acontece: a garotinha deixa cair as “bolas cor de rosa” no chão e um pequenino monte gelado surge no finalzinho da calçada.


Meu marido e eu nos olhamos silenciosamente e seu olhar me dizia que ele já prenunciava o que ia acontecer. Ficamos calados por alguns minutos. Logo depois vem a jovem mãe, acompanhada de outra mulher, possivelmente uma amiga, e o menino, um pouco maior que a menina, sai também carregando o seu sorvete.


A mãe, ao perceber o que tinha acontecido, “toma” o sorvete das mãos do menino. Ele sai se arrastando pelas paredes e chora. Continuamos mudos, assistindo discretamente à cena. Sabiamente, a mãe reparte o sorvete do menino com a irmãzinha, pois ela continuava segurando a casquinha vazia. E após a partilha, devolve a outra metade do sorvete ao rapazinho. A mãe ainda direciona um rápido sorriso para mim e eu, retribuo com muito carinho. Agora, o menino já não chora mais e os quatro continuam a caminhada sem nenhum conflito.


Fitei os olhos do meu marido e percebi que os mesmos estavam ainda mais azuis, apesar da noite. Ficamos a pensar em nossas filhas... Possivelmente, teríamos comprado outro sorvete para uma de nossas meninas, posto que foi a vontade que tomou conta de nós, quando ouvimos o choro sentido da criança e a decepção da menina. Mas a atitude sábia daquela jovem mãe nos fez refletir e percebemos o quanto a vida é feita de pequenas coisas... e, muitas vezes, nem as valorizamos.


(Texto de Núbia Litaiff Moriz Schwamborn – Professora da área de Literatura do CEST/UEA).