Creche da Prefeitura de Manaus promove momento cívico em alusão ao Dia da Independência do Brasil

4 de setembro 2021

Em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, comemorado no dia 7 de setembro, a creche da Prefeitura de Manaus, Tude Moutinho da Costa, zona Leste, realizou nesta sexta-feira, 3/9, um momento cívico na praça em frente à unidade de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que reuniu mais de 60 crianças, professores, pais ou responsáveis. O tema do evento, “Pintando o 7 na Primeira Infância”, abordou vários assuntos, como “Agosto Dourado”, “Literatura Infantil”, “Jogos Olímpicos e Folclore”. A ação contou também com a participação da fanfarra da escola municipal Edinir Teles.


O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, participou do momento e destacou a importância em se trabalhar desde a infância a consciência dos símbolos da Pátria.


“Estamos entrando na Semana da Pátria e começamos com a Elevação do Amazonas à Categoria de Província, e neste ano tão difícil que ainda estamos vivendo e que, com muito esforço e com o coração cheio de alegria, estamos recebendo essas crianças e familiares. Esse momento é tão importante e cheio de significado para todos nós brasileiros, é um ato muito importante para a nossa educação”, destacou o secretário.


A creche Tude Moutinho atende 160 crianças de 1 a 3 anos de idade, no maternal 1, 2 e 3. Segundo a gestora da unidade, Simone Brelaz, mesmo antes das aulas presenciais, a creche já desenvolvia alguns projetos com as famílias.

“Durante o período de aula remota, várias atividades foram desenvolvidas, como contação de histórias, apresentação teatral e fabricação de fantoches. Isso foi utilizado neste momento, que é uma forma também de apresentar para a comunidade o nosso trabalho”, informou Brelaz.


Uma das turmas do maternal 2 abordou o tema “Agosto Dourado”, que contou com a participação das mães. A professora Cintia Santarém utilizou o manual de vivência da creche e conversou com as mães. “A amamentação é um momento único na vida da mãe e do filho, onde existe uma troca muito importante de afeto, de amor e de acolhimento entre eles. Pedimos que as mães que ainda amamentam fizessem registros com fotos, vídeos, e as que não amamentam mais puderam relembrar junto dos filhos”, explicou a professora.

A dona de casa Maria Sigles, mãe da pequena Geovana dos Santos Lima, 3, do maternal 3, elogiou o trabalho desenvolvido por toda a equipe escolar da creche.

“Aqui as crianças estão construindo uma infância feliz. Estou extremamente agradecida e reconheço que todo o trabalho é realizado de forma planejada. As atividades são muito bem direcionadas, aqui sinto que minha filha está segura, confio muito nas professoras e reconheço o zelo que cada uma tem pelas crianças”, agradeceu a mãe.

— — —

Texto – Érica Marinho/Semed

Fotos – Alex Pazuello/Semed


Fonte: manaus.am.gov.br