David Almeida oficializa Djalma Coelho como novo secretário de Saúde

2 de abril de 2022

O prefeito David Almeida oficializou a nomeação do médico Djalma Coelho como novo titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O ex-subsecretário da pasta assume o posto no lugar de Shádia Fraxe, que irá se ausentar em virtude da legislação eleitoral.


“O Djalma é tão brilhante quanto a Shádia. Eles foram uma dupla fantástica de servidores e gestores focados em melhorar o serviço público. Graças a tudo o que a Shádia e o Djalma realizaram, tenho certeza que a qualidade irá se manter e até evoluir. Eu tirei os dois de dentro de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para entrarem na história como os melhores secretários de saúde desta cidade, e hoje, do Brasil. Agora a missão é com o Djalma. Espero que Deus lhe abençoe, ilumine e proteja para que ele siga coordenando essa equipe fantástica”, enfatizou Almeida, em evento realizado nesta sexta-feira, 1º/4, no Studio 5 Centro de Convenções, Japiim, zona Sul.


Desde março de 2021 atuando na Semsa, Djalma Coelho foi o braço direito da então secretária Shádia Fraxe no combate à pandemia da Covid-19, reformulação do serviço da Atenção Básica da capital e das campanhas de vacinação. Essa parceria foi lembrada durante o agradecimento do novo titular da Semsa.

“Sou médico e trabalhei 22 anos na Atenção Básica. Aprendi a valorizar o serviço público e a respeitar o SUS (Sistema Único de Saúde). Hoje, o prefeito David Almeida me confia uma responsabilidade muito grande. Aceitar esse convite é um reconhecimento do meu trabalho e motivo de orgulho. Agradeço a Shádia pela parceria e pelos 14 anos trabalhando juntos. No meu papel de secretário, vou continuar cumprindo o plano de gestão do prefeito e a bater novas metas e marcas para a nossa cidade”, afirmou Coelho.

Reconhecimento

Durante o evento, o prefeito David Almeida fez questão de reconhecer o grande trabalho realizado pela secretária Shádia Fraxe e frisou que ela entrou para a história de Manaus como um exemplo de gestora.

“Manaus é grata pelo trabalho desenvolvido pelos servidores municipais de Saúde. A doutora Shádia está saindo para encarar outra missão e só tenho que agradecer. A admiração que sinto pela Shádia não é segredo para ninguém. A minha esposa Lúcia se referia a Shádia como ‘o anjo Shádia’. Durante a segunda onda da pandemia da Covid-19, ela trabalhou 24 horas por dia, dormiu na secretaria. Hoje, estamos comemorando 4 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas na cidade de Manaus. Além disso, temos que comemorar o reconhecimento da gestão da Semsa. Ela sai reconhecida como a melhor secretária de saúde do Brasil. Ela é amada, respeitada e honrada. Foi preciso uma mulher assumir a Semsa para dar a volta por cima na Saúde Básica de Manaus. Ela gravou seu nome na história da nossa capital”, enfatizou o prefeito.

Emocionada, Shádia Fraxe fez questão de agradecer a todos os servidores da Semsa pelo trabalho desenvolvido nos últimos 15 meses e ao prefeito David Almeida pela confiança depositada.

“Hoje, chego nessa despedida pequeninha, diante dos servidores da Semsa. Só tenho que agradecer a tudo o que passamos e fizemos pela saúde da nossa cidade. Também não posso deixar de agradecer ao prefeito David Almeida, pela confiança depositada. Saio da Semsa com o sentimento de satisfação e dever cumprido. Talvez, essa saída seja por pouco tempo, mas tenho certeza que o trabalho vai seguir. Desejo muito boa sorte ao meu amigo Djalma Coelho, que fica e tenho certeza que Manaus vai seguir evoluindo na Atenção Básica”, disse Fraxe.

Perfil

Djalma Pinheiro Coelho é médico, formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pós-graduado em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal pela Faculdade Redentor (RJ).

É servidor de carreira da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), locais onde ocupa o cargo de médico clínico-geral.

É também conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam), do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e membro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Como médico, atuou na Estratégia Saúde da Família (ESF/EAP), entre os anos de 2000 e 2006 e também coordenou o Ambulatório do Tabagismo da Unidade Básica de Saúde (UBS) Frei Valério Di Carlo.

Foi instrutor do curso do Programa de Controle do Tabagismo e assessor técnico do gabinete da secretária municipal de Saúde.


De março de 2021 a março de 2022 foi subsecretário de Gestão da Saúde, na Semsa Manaus, compondo a equipe que coordena a pasta.


— — —

Texto – Thiago Fernando / Semcom e Andréa Arruda / Semsa

Foto – Divulgação / Semcom