1 de outubro de 2022
Este ano 19 deputados estaduais tentam a reeleição e 15 vereadores de Manaus buscam trocar a Câmara pela Aleam
Mayane Batista
(Equipe BN)

Manaus (AM) - Saber o que cada parlamentar faz enquanto exerce seu cargo nas Casas Legislativas é dever do cidadão, contudo, nem todo mundo costuma fiscalizar os políticos que elege. Para contribuir com o conhecimento dos eleitores a respeito da atuação dos deputados que já ocupam uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o BN reuniu, de forma resumida, o perfil com histórico do trabalho e experiência dos 19 deputados que tentam a reeleição.
Mas antes de conhecer cada um dos deputados que buscam a manutenção dos seus cargos, é importante saber que o cargo de um deputado estadual tem duração de quatro anos, a exemplo do de presidente da república, vereador, governador, prefeito e deputado federal. O único cargo que é tem maior tempo de duração no Brasil é o de senador, que é de oito anos.
De acordo com a Constituição Federal do Brasil, a função de um deputado estadual é atuar como representante da população nas Assembleias Legislativas. Seu dever é legislar e fiscalizar o executivo estadual, podendo ainda propor emendas, alterar, revogar e derrogar leis estaduais, criar Comissões Parlamentares de Inquérito e julgar anualmente as contas prestadas pelo governo do Estado.
A quantidade de parlamentares estaduais nas Casas Legislativas varia de Estado para Estado. O número corresponde ao triplo da representação do Estado na Câmara Federal, isso para as unidades federativas que contam com até 12 deputados federais, que é o caso do Amazonas, cuja representação na Câmara, em Brasília, é de oito deputados estaduais.
É por isso que na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) o total de deputado estadual é 24 e na eleição deste ano 19 parlamentares tentam a manutenção dos cargos, portanto, buscam a reeleição. Para ajudar o eleitor a conhecer melhor quem já representa os interesses da sociedade na Aleam, o BN traz algumas informações sobre os 19 deputados estaduais que tentam permanecer no cargo.
Deputados estaduais que concorrem à reeleição na Aleam
Abdala Habid Fraxe Junior (Avante) - é natural de Boa Vista (RR) tem 53 anos, nasceu em 19 de setembro de 1969. É economista formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e tem pós-graduação em Marketing pela Fundação Centro de Análise de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi). É casado com Shádia Hauache Fraxe e tem três filhas. Foi o primeiro diretor-executivo do Órgão Gestor de Mão de Obra do Porto de Manaus (OGMO), foi membro do Conselho de Autoridade Portuária.
O deputado foi ainda diretor do Sindicato de Revendedores de Combustível do Amazonas. Em 2000 começou a militar partidariamente concorreu em dois pleitos para vereador e três vezes para deputado estadual, sendo eleito para o seu primeiro mandato na terceira tentativa, nas eleições de 2010 e desde então é presidente estadual do Partido Trabalhista Nacional (PTN), hoje Podemos.
Na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em seu primeiro mandato, o deputado ocupou o cargo de 2º. Secretário da Mesa Diretora, para o biênio 2011/2012. Em 2012, assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC). De abril a dezembro de 2014, teve a importante missão de comandar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia. Foi reeleito no pleito de 2014. De 2015 até o final do ano passado, foi secretário geral da Mesa Diretora. Ainda em 2015, o parlamentar iniciou o comando da Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam (CDC-Aleam), onde levou a instalação da comissão a 57 câmaras municipais do Amazonas, por meio do Programa de Interiorização da CDC. Foi eleito vice-presidente da Mesa para o biênio 2017/2018.
Adjunto Rodrigues Afonso (União Brasil) - Atualmente é o 3º Vice-presidente da Aleam biênio 2021/2022, natural de Pauini na Calha do Rio Purus. É formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), casado, pai de dois filhos e avô de dois netos. Exerce o 5º. mandato de sua carreira política, já foi eleito deputado estadual nos anos de 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018.
O parlamentar preside ainda a Comissão de Empreendedorismo, Comércio Exterior e Mercosul, a Frente Parlamentar Estadual de Apoio as Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Amazonas (Frempeei-AM) e a Frente Parlamentar do Cooperativismo do Estado do Amazonas (Frencoop-AM). Em âmbito nacional, foi eleito ano de 2021, Secretário Geral do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM), entidade internacional que congrega e representa parlamentares do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela, através de seus blocos nacionais. Já foi presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que tem sede em Brasília, entidade que representa 1.059 deputados estaduais em todo o país, sendo a voz do parlamento junto ao governo federal.
Alessandra Campêlo da Silva (PSC) - foi eleita pela primeira vez para o cargo de deputada em 2014. A única mulher eleita naquele pleito e assumiu o mandato em 2015, na 18ª legislatura da Assembleia. Alessandra é formada em Jornalismo pela UFAM, pós-graduada em Planejamento Governamental e Orçamento Público pela UEA e policial civil concursada.
Natural de Manaus (AM), nasceu em 1 de novembro de 1974. É deputada estadual de dois mandatos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Atualmente, preside a Comissão da Mulher, da Família e do Idoso da Casa. Campêlo concorreu à reeleição em 2018, na 19ª legislatura, assumiu o segundo mandato em 2019 e ficou no parlamento até fevereiro de 2021, quando se licenciou da Casa para assumir a Secretaria de Estado da Assistência Social a convite do governador Wilson Lima.
Alessandra retomou o mandato em abril de 2022. As pautas prioritárias do mandato são: Mulheres, Famílias e Idosos; Assistência Social; Crianças e Adolescentes; Esporte, Juventude e Cultura; Apoio aos municípios; e Destinação de emendas para as áreas de Saúde, Educação e Segurança.
Álvaro João Campelo da Mata (PV) - Nasceu em Manaus, no dia 19 de novembro de 1975, é casado tem dois filhos. Atualmente é 1º Secretário da Aleam. Foi eleito pela primeira vez como vereador de Manaus em 2012, reeleito em 2016 e em 2018, tornou-se deputado estadual do Amazonas.
É advogado, formado em Letras pela UFAM e pós-graduado em Design, Propaganda e Marketing (UFAM) e em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Escola Superior de Advocacia (ESA). Na Casa Legislativa, ocupa os seguintes cargos: Presidente da Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens; Vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Assuntos Indígenas e Legislação Participativa; Vice-presidente da Comissão de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos; Membro da Comissão de Defesa do Consumidor; Membro da Comissão de Segurança Pública; Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência. Álvaro também é membro da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB/AM).
Alcimar Maciel Ferreira (PL) – Mais conhecido como Cabo Maciel, devido sua patente militar, é amazonense, nascido em 07 de junho de 1972, na cidade de Humaitá. É casado com Soraya Rodrigues Maciel, e tem quatros filhos. Em 1992 engajou como soldado da Polícia Militar do Amazonas, após prestar concurso público, permanecendo nesta patente até o ano de 2007, quando foi promovido a Cabo, em virtude de promoção por merecimento.
No período de 2002 a 2004 exerceu o cargo de Diretor-Representante do grêmio recreativo dos cabos e Soldados da PMAM, em Itacoatiara, no ano de 2005 transferiu-se, para Manaus, e disputar a presidência da Associação dos Cabos Soldados da polícia e Bombeiro Militar do Estado do Amazonas (ACSPMBMAM), onde tornou a 6ª entidade de representação da categoria militar com maior força e destaque em nível nacional, foi reeleito no ano de 2009.
Em 2008, atendendo a um convite de seu partido político o PR, candidatou-se ao cargo de Vereador, ficando como 2º suplente da coligação. No período de novembro de 2009 a janeiro de 2010, atuou com Chefe do Escritório de Representação do Município de Itacoatiara na cidade de Manaus, onde desenvolveu um grandioso trabalho de assistência aos seus conterrâneos itacoatiarenses que buscavam apoio para tratamento de saúde e de outros interesses nesta capital. Ao deixar o Escritório de Representação do município de Itacoatiara, retornou seu trabalho à frente da Associação dos Cabos e Soldados, dando continuidade à luta em defesa dos direitos e da promoção da assistência.
Carlinhos Bessa (PV) - Nasceu no dia 22 de maio de 1984, na cidade de Tefé (AM). É graduado em Direito pelo Centro Universitário do Norte – Uninorte em 2009 e atua na advocacia desde 2010. Atualmente é 1º Vice-presidente da Aleam. Assumiu seu primeiro cargo público em 2010, quando exerceu a função de Gerente de Contratos do Fundo Estadual de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde – Susam.
Atuou como subprocurador dos municípios de Alvarães e Uarini. Já foi presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, em Tefé. Em 2018, concorreu às eleições como deputado estadual pelo Partido Verde – PV. Foi eleito ficou como líder do Governo na Assembleia Legislativa de fevereiro a março de 2019.
No biênio 2019-2020 foi escolhido presidente da Comissão de Políticas Sobre Drogas; vice-presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional e da Comissão de Promoção Social e Cultural. É membro titular das Comissões de Saúde e Previdência e de Assistência Social e Trabalho; suplente na Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável e da Comissão de Ética.
Delegado Péricles Rodrigues do Nascimento (PL) - atualmente é secretário geral da Aleam, vivencia seu primeiro mandato político. Nasceu no dia 27 de agosto de 1977, na capital amazonense é casado. Também é concursado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), onde atuou por seis anos e pela Polícia Civil do Estado do Amazonas. Iniciou carreira no Exército Brasileiro, onde atuou como oficial por oito anos. Já esteve à frente de importantes delegacias e no front de grandes operações policiais de combate à criminalidade. Entre suas DGs de atuação está a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV).
Na Assembleia, Péricles é presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e vice-presidente da Comissão de Segurança Pública. É titular, ainda, da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento. Péricles integra a Secretaria de Segurança da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
Tem ainda ampla atuação na saúde, interior do Estado e educação. Na SAÚDE, o deputado estadual valoriza o trabalho ´in loco´, com visitas técnicas aos hospitais e levantamento dos problemas enfrentados nas unidades hospitalares públicas no Amazonas para posterior monitoramento de respostas do Poder Público diante de demandas levantadas por ele.
Dermilson Carvalho das Chagas (Republicanos) - Nasceu em 10 de agosto de 1970, é formado em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Nas eleições de 2018 foi eleito para o seu segundo mandato.
Por sete anos ocupou o cargo de superintendente regional do Trabalho, combatendo fraudes no seguro-defeso dos pescadores e trabalho escravo no interior do Estado. Iniciou sua trajetória política aos 17 anos, na Associação de Moradores do Bairro Japiim, em Manaus.
Após ingressar na Ufam, participou durante quatro anos do movimento estudantil no Centro Acadêmico de Administração (CAD) e no Diretório Central dos Estudantes (DCE). Por influência da trajetória política de Jefferson Peres, Chagas filiou-se no Partido Democrático Trabalhista (PDT), sigla onde permaneceu por 16 anos.
Foi presidente do PDT no Amazonas, secretário-geral e, por duas vezes, foi membro do Diretório Nacional. Também foi convidado por lideranças da pesca, e filiou-se ao Partido Ecológico Nacional (PEN)- novo Patriota – e ocupou a presidência da Sigla no Amazonas. Atualmente ele é presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Assuntos Indígenas e Legislação Participativa. Além de denunciar vários casos de corrupção, contratos superfaturados e pagamentos irregulares do Governo do Amazonas.
Dr. Gomes (PSC) - Francisco do Nascimento Gomes, nasceu em Cruzeiro do Sul/AC, é pai de dois filhos. Estudou no Instituto de Educação do Amazonas – IEA é formado em Medicina pela UFAM e Pós-graduado em Medicina do Trabalho, Cardiologia e Perícia Médica. Iniciou sua carreira profissional como bancário concursado do Banco da Amazônia (BASA), onde desempenhou o cargo de gerente e atualmente encontra-se licenciado do banco por força de seus mandatos. Serviu o Exército Brasileiro, assumindo a patente de Segundo Tenente Médico, hoje está na reserva não remunerada.
Foi eleito vereador da Cidade de Manaus por cinco mandatos consecutivos, de 1997 até março de 2015. Assumiu o cargo de Deputado Federal no período de novembro de 2001 a abril de 2002 na suplência do Exmo. Assumiu como suplente, o cargo de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, onde presidiu a Comissão de Educação.
No ano de 2018 foi reeleito Deputado Estadual e assumiu a presidência da Comissão de Assistência Social e Trabalho, até o presente momento.
Dra Mayara Pinheiro (Republicanos) - Atualmente é 2ª vice-presidente da Aleam, a amazonense é médica com especialização em dermatologia pela Fundação Alfredo da Matta (FUAM). Entrou para a história como a deputada estadual mulher mais votada na história do Amazonas. Foi eleita em 2016 como vice-prefeita do município de Coari (AM).
Coari também se tornou no primeiro ano de mandato o 3º município que mais investiu em saúde do Amazonas. Esta atuação de destaque fez com que o Partido Progressista (PP) desafiasse a médica a concorrer por uma vaga como deputada estadual e defendesse na Assembleia as demandas dos municípios do interior das áreas mais carentes de Manaus, focando na saúde e gestão.
Felipe Souza (Patriota) - Nasceu cidade de Manaus, no dia 04 de outubro de 1971, graduado em Engenharia Civil e Empresário. É casado e pai de três filhas. Está no seu primeiro mandato como deputado estadual e é o atual Ouvidor da Casa Legislativa, no biênio 2019-2020. Desde os seus 11 anos de idade, já ingressava como aspirante na política.
Acompanhar seu pai ex-vereador Luizinho Souza em todos os eventos, demonstrando desde pequeno, o interesse de participar do meio político. Foi suplente de deputado federal nas eleições de 2014 e assumiu na Câmara Federal em dezembro de 2018 em substituição ao deputado Arthur Bisneto que se licenciou do mandato para assumir a Casa Civil na Prefeitura de Manaus. Atualmente é Presidente Estadual do Partido Patriota (Patri). Felipe Souza foi eleito vereador pelo PTN (Partido Trabalhista Nacional) em 2012 e reeleito em 2016.
Joana D’arc - (União Brasil) - é amazonense, bacharel em Direito na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA MANAUS), atualmente cursa Medicina Veterinária no Centro Universitário Fametro. É conhecida por sua causa da proteção animal, tornando-se voluntária de um grupo intitulado Compaixão Animal. Defendo essa bandeira, em 2016 foi eleita pela primeira vez para o cargo de Vereadora do município de Manaus pelo Partido da República (PR). Mas com apenas dois anos de mandato, decidiu participar das Eleições de 2018 onde se candidatou para o cargo de Deputada Estadual vencendo a disputa.
Como vereadora fez a indicação da criação e construção do primeiro Hospital Público Veterinário do Norte do Brasil junto ao Poder Executivo, onde cobrou durante 12 meses um posicionamento a respeito da Prefeitura Municipal. É autora de projetos de lei importantes como o “Plano de Parto Individual”, que prevê assistência para as gestantes, antes, durante e depois do parto, afim de combater a violência obstétrica.
Foi eleita presidente da Comissão de Meio Ambiente, Proteção Animal e Desenvolvimento Sustentável da Aleam e foi escolhida pelo atual Governador, Wilson Miranda Lima, para assumir a liderança do Governo na Assembleia Legislativa do Amazonas, sendo a primeira vez que uma Deputada mulher assume um papel assim na história da casa legislativa.
João Luiz (Republicanos) - Nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ), em 1972, é apresentador, radialista e palestrante. Atualmente, João Luiz cursa o ensino superior em Gestão Pública. Foi eleito deputado estadual em sua primeira eleição para o parlamento do Amazonas, com quase o dobro da eleição para vereador de Manaus em 2016. É presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.
Foi presidente da Comissão de Esporte (Comesp), da Câmara Municipal de Manaus. No executivo municipal, foi titular da Secretaria Municipal Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) por dez meses. Recebeu o título de Cidadão do Amazonas concedido pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e o Diploma de Cidadão de Manaus, pela Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Profª Therezinha Ruiz de Oliveira (PL) - é formada em Letras, com habilitação em Línguas Portuguesa e Inglesa, com especialização em Gestão Escolar, ambas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Iniciou sua carreira no Magistério como professora em escolas e creches de Manaus. Foi subsecretária municipal de Educação, permanecendo na função até 2002, quando tomou posse no cargo de Secretária Municipal de Educação e Cultura, de 2002 a 2004.
Recebeu o Prêmio Nacional Darcy Ribeiro de Educação, concedido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, pelos relevantes serviços prestados na área de educação no Estado do Amazonas. É Membro e Fundadora do Fórum de Educação do Amazonas e Membro dos fóruns Municipal e Estadual de Educação e Membro da Academia de Artes, Ciências e Letras do Amazonas.
Foi vereadora pelo município de Manaus, para o mandato de 2013/2016, pelo partido Democratas, sendo a Parlamentar mais atuante do ano de 2013. Em 2016, foi reeleita para o mandato 2017/2020. Atuou como Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (CMM), empenhando-se na aprovação de vários projetos que beneficiam a população de um modo geral, principalmente, na área de Educação. Já em 2018, foi eleita deputada estadual pelo PSDB para o período de 2019 a 2022. No atual mandato, na Assembleia Legislativa, exerce a presidência da Comissão de Educação.
Profº Sinésio da Silva Campos (PT) - é natural de Santarém/PA, estudou o Ensino Médio na Escola Agrotécnica Federal de Manaus, atual Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas (IFAM), formando-se em Técnico Agropecuária. É Bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudo do Comportamento Humano – CENESC (Universidade Federal do Amazonas). Pós-Graduação Lato Sensu em Ética e Política, pela Universidade Católica de Pernambuco.
É professor concursado da rede municipal e estadual de ensino do Amazonas. Atualmente é segundo secretário da Aleam e também presidente do Partido dos Trabalhadores, no Amazonas, pela 3° vez, Presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento, Vice- Presidente da Comissão de Educação, Membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, membro da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, membro da Comissão de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos, Membro da Comissão de Turismo e Empreendedorismo, membro da Comissão de Políticas Sobre Drogas, membro da Comissão de Cultura, membro da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade. É Presidente do Parlamento Amazônico, entidade que congrega as Assembleias Legislativas dos nove Estados que compõem a Amazônia brasileira.
Trabalha para que seja aplicada a Política de Saneamento Básico no Amazonas, estabelecida pela Emenda Constitucional n. 93 de 5 de maio de 2016, de sua autoria e já incluída na Constituição do Estado. Defende a necessidade de maior investimento no Setor Primário que resulte em crescimento econômico, melhores condições de trabalho e acesso às novas tecnologias para os produtores rurais do Amazonas.
Roberto Cidade (União Brasil) - Nasceu em Manaus (AM), no dia 02 de outubro de 1986, é casado e tem três filhos. Em 2016, aos 29 anos, concorreu a sua primeira eleição para o cargo de vereador na cidade de Manaus, ficou como 1º suplente pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN). Nas eleições de 2018, concorreu a vaga de deputado estadual no Amazonas pelo PV. Ainda no ano de 2018, assumiu a vaga de vereador na Câmara Municipal de Manaus, após a saída do titular.
Em 2019, assumiu o mandato como deputado estadual para 19º Legislatura na Assembleia Legislativa do Amazonas, dia também que foi eleito Terceiro-Vice Presidente da Casa Legislativa e assumiu a Presidência da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Aleam. Atualmente Roberto cidade é presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas biênio 2021/2022.
Serafim Corrêa (PSB) - Natural de Manaus é viúvo de Lydia Corrêa e pai de três filhos, estudou no Grupo Escolar Barão do Rio Branco (primário), no Colégio Dom Bosco (ginásio e científico). É técnico em contabilidade pelo Colégio Comercial Brasileiro, bacharel em economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Amazonas – CORECON nº 075 – e bacharel em direito pela Faculdade Martha Falcão – OAB/AM nº 7669.
Presidiu o Sindicato dos Economistas do Amazonas, foi conselheiro do Conselho Regional de Economia da 13ª Região, onde também foi presidente, em 1984, e presidente da União Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco), em 1979. É filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) desde 1987 e é presidente de honra do partido, atuando como membro do diretório nacional e executiva nacional.
Integra o conselho diretor da Fundação João Mangabeira. Foi vereador, secretário municipal de finanças da prefeitura de Manaus, presidente do PSB-Manaus, presidente do PSB-AM, prefeito de Manaus, vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), membro do Comitê de Articulação Federativa da Presidência da República, representando a FNP e membro do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Em 2015, assumiu o mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Amazonas e atuou no período de fevereiro de 2015 a dezembro de 2016 como presidente da Comissão de Indústria, Comércio Exterior e Mercosul (Cicem). Foi reeleito para o segundo mandato de deputado estadual da Assembleia Legislativa do Amazonas (2019-2022).
Tony Mederiros (PL) - nasceu no dia 02 de novembro de 1964, é parintinense, Cantor, Compositor, Poeta Popular e Arte Educador. Também é Técnico Agrícola formado na (Escola Agrotécnica Federal do Amazonas). Graduado em Educação Artística na (Universidade Federal do Amazonas-UFAM). Pós-Graduado em Tecnologia Educacional (UFAM). Já ocupou o cargo de Extensionista Rural, foi Diretor Presidente da Fundação Villa Lobos; Secretário de Cultura do Município de Manaus 2005 – 2006; e Secretário Especial da Prefeitura de Manaus 2007 – 2008.
Wilker Barreto (Cidadania) - Natural de Manaus, nasceu no dia 1º de agosto de 1976. Cursou o ensino fundamental na Escola Álvaro Botelho Maia e o ensino médio no Centro Educacional Integrado de Manaus (Ceima). Concluiu o curso de Economia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É especialista em Políticas Públicas e Engenharia de Negócios pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte) e em Engenharia Financeira pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa). Possui mestrado em Sustentabilidade e Meio Ambiente pela UFAM e atualmente cursa o doutorado em administração no Ciesa.
Iniciou carreira política em 2008, quando foi eleito vereador pelo PHS (Partido Humanista da Solidariedade), para compor a 15.ª Legislatura. Em 2012 foi reeleito a vereador tornando-se líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus, no biênio 2013-2014. Candidatou-se a deputado federal em 2014, ficou na condição de suplente. Em 17 de dezembro do mesmo ano, disputou a presidência da Câmara Municipal de Manaus sendo eleito com 35 votos para o biênio 2015-2016.
Em 2016 foi reeleito para o 3º mandato de vereador pelo PHS, quando também foi eleito presidente do parlamento municipal para o biênio 2017-2018. Em 2018, foi eleito pela primeira vez deputado estadual pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS) para o período de 2019/2022. Em março, passou a presidir o Podemos no Amazonas.
Na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) é presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca de Manaus (ZFM), além de membro de outras, como: vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação; membro da Comissão de Finanças Públicas; Comissão de Educação; membro da Comissão da Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento; membro da Comissão de Saúde e Previdência.
Saiba quem são os 15 vereadores que disputam uma cadeira na Aleam
Antônio Peixoto (Pros) - é Servidor da Polícia Civil (Investigador de Polícia) desde 2001; – Professor Universitário da Fametro de 2005 até 2013 – Diretor Adjunto da Federação das Indústrias – FIEAM – 2010-2012 – Subsecretário de Infraestrutura da Seminf de 2013 até 2018; – Subsecretário do Centro Histórico- 2018; – Secretário Adjunto da Região Metropolitana de Manaus – 2018
Caio André (Partido Social Cristão (PSC) – É natural de Manaus, nasceu em 26 de maio de 1979, tem mais de 10 anos de vida pública dedicada ao esporte na capital. Foi Gerente de Esportes, na Secretaria Municipal de Esportes. Assumiu o cargo de Diretor do Departamento de Desporto da mesma secretaria já atuou como Assessor Jurídico. Foi também Conselheiro Municipal de Esportes.
Na esfera estadual atuou como Assessor Jurídico da extinta Secretaria Estadual de Juventude Esporte e Lazer, depois foi como Secretário Estadual de Juventude Esporte e Lazer. Posteriormente, se tornou Diretor-Presidente FAAR – Fundação Amazonas de Alto Rendimento, cargo que exerceu até se afastar para a campanha política que o elegeu vereador. Atualmente é 3º vice-presidente da mesa diretora da CMM.
Daniel Vasconcelos (PSC) - Natural de Obidos (PA), nasceu em 26 de maio de 1974, foi aprovado no concurso da Força Aérea Brasileira, onde trabalhou no Hospital da Aeronáutica exercendo cargo de confiança dos oficiais. Serviu a Marinha do Brasil, como Tenente Daniel e cirurgião-dentista, foi designado para Manaus e viajou por diversas regiões desbravando a Amazônia.
Foi professor na Universidade Federal do Amazonas e da Faculdade de Odontologia de Manaus. Trabalhou com saúde indígena no Alto Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira e Parintins. Também ocupou cargos públicos de destaque na capital amazonense como profissional responsável pela odontologia do Distrito de Saúde Leste, chefe de Divisão de Atenção à Saúde do Distrito de Saúde Sul, técnico coordenador dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família, técnico coordenador municipal de saúde indígena e coordenador da equipe do consultório na rua, ambos pertencentes a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.
Em nível estadual foi coordenador das políticas de saúde para pessoas em situação de rua e das políticas públicas das populações dos campos, florestas e das águas do estado do Amazonas. Atualmente é especialista em saúde coletiva, antropologia da saúde e ortodontia, servidor estadual e municipal e membro do sindicato de odontologia de Manaus.
Carpegiane Andrade (Republicanos) - Capitão Carpê, como é conhecido publicamente, é de Eirunepé e nasceu em 15 de outubro de 1983. Ingressou no quadro da Polícia Militar do Amazonas (PM/AM) como praça (soldado) no ano de 2009. Foi promovido a oficial em 2011, atuou como aspirante e 2° tenente em 2013, promovido em 2015 para 1° tenente, e finalizou a carreira militar como capitão entre 2018 e 2020. Realizou ações comunitárias esportivas em vários bairros, além ministrar palestras sobre segurança pública, depressão e prevenção ao suicídio. Também é responsável pela pioneira ação social “Ainda Não é a Sua Última Viagem”, uma campanha de conscientização sobre o assunto.
Juntamente, com policiais militares da 8ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) também ajudou em vários resgates e salvamentos de pessoas que tentaram suicídio no local. Em 2020 foi eleito vereador no pleito municipal.
Eduardo Assis (Avante) - É manauara, nasceu em 6 de julho de 1981, sua trajetória profissional começou cedo, sua infância não foi fácil, já na adolescência, trabalhou com venda de picolé, nas proximidades do bairro Alvorada, onde mora até hoje, além de ter atuado como Ajudante de carreteiro e flanelinha na antiga Manaus moderna, atualmente arena da Amazônia. Tudo mudou quando realizou a prova do concurso público da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), em que foi um dos primeiros colocados na lista dos aprovados, exercendo a função como técnico administrativo por mais de 12 anos.
Jander Lobato (PSB) - É de Parintins, nasceu em 01 de maio de 197, acumula experiência de 27 anos em órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal, onde sempre exerceu funções executivas, como assessor parlamentar e chefe de gabinete.
Trabalhou no Banco Real; atuou na Superintendência Estadual de Habitação (SUHAB); fez parte da Casa Civil do Governo do Amazonas; foi assessor parlamentar em Gabinete de Deputado Federal. Trabalhou ainda em Gabinete da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Foi assessor parlamentar em Gabinete da CMM; assumiu o cargo de secretário municipal de finanças do município de Presidente Figueiredo. O pioneirismo na carreira política é fruto dos trabalhos e da experiência adquirida, ao longo do tempo no setor público.
Kennedy Marques (Partido da Mobilização Nacional (PMN) - É natural de Manaus, nasceu em 06 de agosto de 1965. É Ativista e protetor da causa animal foi o sexto mais votado, com 6.956 votos. Também conhecido por defender a causa animal. Na política esse é seu primeiro mandato (2020/2024) na CMM.
Rosinaldo Bual (PMN) – É de Manacapuru, nasceu em 02 de agosto de 1976. começou sua trajetória profissional na fábrica de relógios, Dumont, no Distrito Industrial, incorporou às fileiras do Exército Brasileiro, foi promovido por merecimento à graduação de Sargento, e permaneceu nas Forças Armadas até o ano de 2004, sendo licenciado por completar o tempo de serviço previsto; logo após seu licenciado, iniciou sua carreira na área de trânsito, tornando-se instrutor e perito de trânsito.
Hoje, com mais de 17 anos de experiência na área de trânsito, é proprietário de auto escolas em Manaus. Bual desenvolve trabalhos sociais nas comunidades há mais de 20 anos, em especial no bairro da Compensa. Iniciou sua carreira política aos 35 anos, seus trabalhos visam às áreas do esporte, saúde, infraestrutura e ações sociais nas comunidades.
Joelson Silva (Patriota) - Nasceu em Manaus no dia 19 de agosto de 1974, atua na Câmara Municipal de Manaus (CMM) como presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e também na presidência da Comissão Especial de Revisão da Loman; é advogado, pastor da IEADAM pela Congregação 21 de Junho na Compensa, é ovelha do pastor Jonatas Câmara e Ana Lucia Câmara.
Casado com Hilza Cardoso, é pai de três meninas. Desde jovem, já andava pelos corredores do Poder Legislativo, quando ingressou no serviço público, como assessor parlamentar, atuando no gabinete do ex-vereador Miqueias Fernandes. Desde então, passou por diversos setores como assistente técnico da Mesa Diretora, entre outros cargos.
Ingressou na carreira política, quando pela primeira vez assumiu como vereador suplente, pelo extinto partido Humanista da Solidariedade (PHS), a vaga deixada pelo ex-vereador Sildomar Abtbol (Pros), no ano de 2015 na Legislatura 2013/2016 (16ª Legislatura). No ano de 2016, foi eleito vereador já pelo PSBD.
Garantiu a titularidade do cargo na Câmara Municipal de Manaus, na 17ª Legislatura. No ano seguinte, o parlamentar assumiu a liderança do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) na Câmara e, por conseguinte, presidiu uma das principais Comissões do Poder Legislativo, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Em dezembro de 2018, ainda na 17ª Legislatura, Joelson foi aclamado e, por unanimidade, foi eleito para o cargo majoritário da Câmara, como presidente do Poder Legislativo até o fim de 2022. Em 2020 foi reeleito vereador.
Raiff Matos (DC) - É natural da Cidade de João Pessoa- Paraíba, nasceu em 01/10/1980. Desenvolveu carreira profissional como empresário e músico, tendo 23 anos de atuação como agente cultural, sendo 13 anos como artista do segmento gospel. Na atividade, teve dois álbuns lançados: – Lançamento do primeiro CD GOSPEL – Raiff Matos Louvor da Amazônia (2011) – Lançamento do segundo CD GOSPEL – Raiff Matos Esperança Viva (2016)
Wanderley Monteiro (Avante) - Nascido e criado em Manaus, nasceu em 14 de outubro de 1992, formou-se em Administração pela Faculdade Salesiana Dom Bosco e Técnico em Segurança do Trabalho. Foi praticante de atividades esportivas, como jiu-jítsu e capoeira, razão pela qual ele luta dia a dia por mais incentivos e valorização de projetos voltados para estas áreas, que além de tirar jovens da rua, também visam a saúde das pessoas.
Por sua atuação comunitária, candidatou-se a vereador pela primeira vez em 2016, mas não conseguiu se eleger, mesmo assim não desistiu, e nas eleições de 2020, consagrou-se vitorioso nas urnas, lhe garantindo a cadeira de vereador.
Gilmar Nascimento (União Brasil) - é advogado, com especialização em Direito Penal e Processo Penal, ele também é formado em Coaching Integral Sistêmico. A decisão pela política aconteceu no ano de 2000, através do movimento “Acorda Parque 10”.
Após dois anos, assumiu a cadeira de vereador naquele mesmo pleito. Durante a carreira política, ocupou as funções de líder do Governo, 1º vice-presidente, corregedor, presidente de várias comissões dentro da CMM, secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão- SEMAD, se destacando como autor de leis importantes para a população da cidade de Manaus.
No ano de 2016 foi reeleito para o 5º mandato com 8.734 votos, sendo o 8º mais votado da cidade de Manaus. Nesse mesmo período foi agraciado com o destaque de vereador mais atuante e autor de leis de grande relevância. Atualmente está em seu sexto mandato de vereador. Gilmar Nascimento é casado, pai de 04 filhos, membro da liderança da Igreja Getsêmani, onde caminha com a família nos princípios e valores cristãos.
Jacqueline Pinheiro (União Brasil) - Jacqueline possui uma vasta experiência na educação pública. Em Manaus, é professora e pedagoga concursada há 26 anos, foi gestora das escolas municipais Fábio Lucena, Marly Garganta e Nossa Senhora da Paz; foi chefe da Divisão Distrital de Educação da Zona Oeste, presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, professora-substituta do Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade Federal do Amazonas e advogada com registro Nº 3235 pela Ordem dos Advogados Brasil – Amazonas.
Everton Assis (União Brasil) - Natural de Manaus, nasceu em 22 de junho de 1974. Foi ouvidor da Câmara Municipal de Manaus no biênio 2017-2018 da 17ª Legislatura.
Rosivaldo Cordovil (PSDB) - Natural de Belém (PA), nasceu em 22 de março de 1974. Este é seu terceiro mandato como vereador, 2013/2016, 2017/2020 e 2021-2024.
Foto: Ascom Aleam