Educação e o mercado de trabalho

“Não basta apenas ter uma graduação, você precisa ir além para ampliar ainda mais sua rede de contatos e assim melhorar as oportunidades de carreira”, afirma a reitora Maria do Carmo


1 de agosto de 2021


Estudar além da graduação é continuar atualizando-se sobre o mercado e, principalmente preparando-se para diversas situações. Não basta apenas ter uma graduação, você precisa ir além para ampliar ainda mais sua rede de contatos e assim melhorar as oportunidades de carreira. Conhecer e se conectar com outros profissionais é fundamental para alavancar a carreira, além de desenvolver novos negócios e estudos. Por isso, estar em constante aprendizado é essencial para qualquer profissional que deseja crescer e se destacar no mercado de trabalho.


Para quem pensa em fazer uma especialização é importante dizer que existem diversas áreas profissionais, tais como saúde, educação, arquitetura, engenharia, direito, bem-estar, gastronomia, ciências humanas, ciências sociais, tecnologia e negócios, entre outras.


Além da especialização, que é um curso Latu Sensu, existe o Mestrado e o Doutorado, que são cursos Stricto Sensu. O Mestrado é uma pesquisa onde o estudante tem a chance de se expandir na área acadêmica e também na área profissional. Por isso existe o Mestrado Acadêmico e o Mestrado Profissional.


O Mestrado costuma durar dois anos, diferente de uma especialização que dura um ano e meio. No Mestrado, o trabalho final é uma dissertação, que deve contar com uma pesquisa empírica e inédita. O Doutorado destina-se a aprofundar a pesquisa e crescer na área acadêmica, a duração é entre quatro a cinco anos. Também há o Doutorado acadêmico e o profissional, e o trabalho final é uma Tese.


Estudar faz parte para o crescimento intelectual para a carreira e também para a vida. Muitos processos seletivos apresentam a pós, tanto ao nível Latu como ao nível Stricto Senso, um critério obrigatório classificatório para os candidatos.


A atualização do conhecimento e principalmente o desenvolvimento de novas pesquisas apontam a questão de melhoria salarial e promoção de cargos. É um ponto chave para quem quer sair na frente.


Fonte: D24am.com