Em ação itinerante, Sejusc realiza cadastro de carteiras para Pessoas com Deficiência

29 de agosto de 2021


A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), realizou, na manhã deste sábado (28/08), ação itinerante com cadastro para emissão da Carteira de Identificação para Pessoa com Deficiência (PcD), no Centro Paroquial Igreja São Bento, zona norte da capital.


Durante a iniciativa, realizada em parceria com o Instituto Amigo Anjo, foram realizados outros serviços como a solicitação de Carteira de Passe Legal, que facilita a identificação de PcDs e garante o benefício de duas vagas gratuitas no veículo e/ou à meia-passagem e também da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPD).


Além disso, teve também cadastro da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), que garante o atendimento prioritário em todos os segmentos dos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. No total, 43 pessoas foram cadastradas.


A secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, destacou o compromisso do Governo do Amazonas em desenvolver ações para atender as demandas desse público.


“A inclusão e o exercício da cidadania são essenciais para garantir o direito dessas pessoas. Em um ano, a Sejusc realizou mais de 24 mil atendimentos, e a ideia do governador Wilson Lima é aumentar ainda mais estes números com ampliação destes serviços”, afirmou a gestora.


De acordo com a secretária executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc, Lêda Maia, a ação itinerante tem um papel fundamental para a população PcD.


“Levar essas ações para os bairros é importante, porque quando falamos de pessoas com deficiência, muitas vezes existe uma dificuldade de locomoção, principalmente para as pessoas que dependem do transporte público. Assim, quando realizamos uma ação itinerante da secretaria no bairro, estamos facilitando o direito desse público”, disse a secretária.


O evento fez parte do encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.


Parceria – A presidente do Instituto Amigo Anjo, Fabiana Braga, ressaltou a importância de proporcionar os serviços da SePcD da Sejusc, no encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência.


“No encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, o instituto está muito feliz com a parceria da secretaria, pois a inclusão é um dos direitos dessa população. Sem os serviços oferecidos pela SePcD da Sejusc, principalmente nessa ação itinerante, não conseguiríamos trabalhar em união pelo direito dessas pessoas”, pontuou.


Ação – O pai de um dos beneficiados, Osmar Pacheco, ressaltou a relevância dessa ação para o filho, Gabriel, e para tantas outras famílias de PcDs.


“Meu filho é autista grau leve, mas se faz necessário ter alguns documentos, como Carteirinha do Autista, que é o direito que lhe cabe. Através dessa ação, temos todos os serviços num só local, o que é muito maravilhoso. Parabéns à Sejusc por esse momento”, pontuou.


Fonte: amazonas.am.gov.br