Em Brasília, Wilson Lima trata de novos investimentos para o desenvolvimento do Amazonas

28 de abril de 2022


Exploração do potássio em Autazes, obras na BR-319 e implantação de duas unidades da Havan em Manaus estão entre as discussões

O governador do Amazonas, Wilson Lima, tratou de novos investimentos para o Amazonas durante agenda oficial em Brasília, nesta quarta-feira (27/04). Entre as discussões estão a exploração de cloreto de potássio no município de Autazes; a implantação, em Manaus, de duas unidades da Havan, rede nacional de lojas de departamento; e a reconstrução do trecho do meio da BR-319 (Manaus – Porto Velho).


Wilson Lima foi à capital federal para se reunir com o presidente da República, Jair Bolsonaro, com quem conversou sobre os impactos do Decreto Federal 11.047/2022, que ameaça os mais de 100 mil empregos da Zona Franca de Manaus (ZFM). Paralelamente, também discutiu outras pautas de interesse do Amazonas.


No encontro com o presidente, Wilson Lima tratou sobre a jazida de potássio, principal insumo para a produção de fertilizantes, existente em Autazes. A exploração no Amazonas ajudaria a atender à necessidade brasileira. Hoje, a Rússia é a principal fornecedora de fertilizantes ao Brasil. E o conflito com a Ucrânia tem mostrado a necessidade de o país buscar alternativas para suprir a necessidade nacional.


O Projeto de Lei 191/2020 tramita na Câmara Federal para regulamentar a exploração deste e outros recursos minerais em terras indígenas e institui a indenização pela restrição do usufruto de terras indígenas. Atualmente, o PL tramita em comissões da Casa Legislativa.


Em relação à BR-319, o governador ressaltou, durante reunião com Bolsonaro, a importância da rodovia, única ligação terrestre do Amazonas com Rondônia e o resto do país.


Segundo o Ministério da Infraestrutura, na década de 1970, a rodovia chegou a ser completamente asfaltada, mas, atualmente, apenas dois trechos estão pavimentados: os primeiros 198 quilômetros e os 164 quilômetros finais. O Governo Federal tem a intenção de reconstruir os 52 quilômetros da estrada – o chamado lote C, entre os quilômetros 198 e 250.


Havan – Ainda em Brasília, o governador se reuniu com Luciano Hang. O empresário confirmou que duas lojas da rede Havan irão abrir em Manaus este ano, a primeira em junho. O governador destacou que a manutenção dos empregos e a criação de novos postos de trabalho são metas do Governo do Amazonas. “Quero lhe agradecer por acreditar em nosso estado”, disse Wilson Lima.


“Vamos abrir duas lojas este ano, a primeira agora em junho. O nosso plano é colocar mais lojas em Manaus e quem sabe prospectar outras cidades desse estado maravilhoso. Geração de emprego, é isso que eu amo fazer”, disse o empresário.


Foto: Divulgação/Secom

Fonte: http://agenciaamazonas.am.gov.br/