Em encerramento de festival, Caprichoso leva público às lágrimas com homenagem a Arlindo Júnior

27 de junho de 2022


O ex-levantador do boi negro faleceu em 2020 por complicações de um câncer


Lívia Viana

(Equipe BN)


MANAUS (AM) – Na última noite de apresentação no 55º Festival Folclórico de Parintins, o boi Caprichoso trouxe para o bumbódromo o subtema “Amazônia-Festeira: o clamor da cura”. Entre os momentos mais emocionantes do espetáculo, está a homenagem que o bumbá fez ao seu ex-levantador de toadas, Arlindo Júnior, que morreu em 2020 por complicações de um câncer.


Do alto, o Caprichoso descia em cima de uma estrela gigante e acompanhado de um boneco com asas, representado o ex-levantador. Enquanto descia, a alegoria iluminava os céus e arrancava as lágrimas da galera e da equipe do bumbá. “Olha quem tá chegando aí, o nosso eterno pop da selva Arlindo Júniro”, disse o apresentador que concorre ao item 1, Edmundo Oran.


Em entrevista o presidente, Jender lobato disse “o Caprichoso fez hoje o maior espetáculo que alguém já viu na arena do Bumbódromo. Eu disse que faríamos o maior espetáculo que um boi já havia feito no festival de Parintins e nós fizemos três noites mágicas em uma crescente maravilhosa, que terminou hoje”, enfatizou Lobato.


Ao longo da apresentação, a galera do touro negro foi um show à parte, interagiu com os itens do boi e defendeu, com garra, o item 19. A empolgação da galera, que conta ponto na apresentação do bumbá, foi uma resposta ao que via na arena. A cada momento, o Caprichoso mostrava uma novidade que deixava a sua torcida e público presente surpresos, como a chegada do pajé transportado por um drone e a vaqueirada bailando no alto, em pêndulos. A transformação da sinhazinha em plena arena e os bailarinos com suas indumentárias de pássaros amazônicos foram outros momentos marcantes na apresentação da boi azul.


Campeão do Festival será conhecido hoje

O campeão do Festival Folclórico de Parintins será conhecido hoje, 27, a partir das 14h. Durante a apuração, os jurados irão analisar as notas em três blocos, cada um deles com 7 itens.