Em Rio Preto da Eva, Wilson Lima inaugura 7ª unidade do Prato Cheio no interior

2 de abril de 2022

O governador do Amazonas, Wilson Lima, inaugurou, nesta sexta-feira (01/04), mais um restaurante popular Prato Cheio, desta vez em Rio Preto da Eva, a 57 quilômetros de Manaus. Em comemoração ao aniversário de 40 anos da cidade, o Governo do Estado realizou uma série de ações, como emissão de documentos, orientação jurídica e serviços de embelezamento para a população, e entregou kits para implantação de Salas de Cultura no município.


Com a inauguração do Prato Cheio em Rio Preto da Eva, agora o Estado passa a ter 15 unidades do programa social, sendo sete delas no interior, contemplando também os municípios de Manacapuru, Autazes, Itacoatiara, Tefé, Barreirinha e Parintins.

Segundo o governador, a prioridade é garantir a segurança alimentar da população vulnerável, principalmente do interior.

“Infelizmente essa questão da fome é uma realidade no nosso estado, em consequência dos impactos da pandemia. Muita gente precisa, principalmente as crianças e idosos, que haja essa questão da segurança alimentar. Hoje nós estamos entregando mais um Prato Cheio nosso, e esse aqui é o sétimo, um restaurante que a gente está entregando e que, todos os dias, de segunda a sexta-feira, vai ter comida para quem precisa”, ressaltou o governador.

O programa social administrado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) é dividido em dois serviços distintos: nas unidades dos restaurantes populares a refeição é vendida ao preço simbólico de R$ 1; enquanto nas cozinhas populares, como é o caso da unidade do Rio Preto da Eva, são servidas sopas gratuitamente. Com alcance social ainda maior, cada pessoa atendida tem direito a 1 litro de sopa de sabores variados.


O Prato Cheio de Rio Preto da Eva terá capacidade para servir gratuitamente 400 litros de sopa por dia, de segunda-feira até sábado.


“Faz muita diferença. Aqui no Rio Preto tem muitas famílias de pessoas carentes, pessoas desempregadas, e com essa Covid acabou muita gente desempregada e esse espaço aqui é nota mil. Eu, como muitas mães que sustentam os filhos sozinhas, às vezes não tenho o que comer em casa. Um espaço desse aqui vai ser muito bom para a gente vir trazer os filhos e almoçar também”, disse a moradora Sônia Regina, durante a inauguração da unidade.


RGs e Jucea Itinerante

Ainda no município, o governador Wilson Lima acompanhou a ação organizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que realizou um mutirão para a emissão de 500 Registros Gerais (RGs), 1ª e 2ª vias.


A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) inaugurou o projeto Jucea Itinerante em Rio Preto da Eva. A ação visa levar atividades de orientação e formalização de empresas aos municípios que não possuem posto de atendimento da autarquia.


Durante o evento, o cidadão que deseja empreender ou formalizar seu negócio contou com atendimento de servidores da Jucea qualificados para orientar na realização dos trâmites de abertura, alteração e extinção de empresas.

Salas de Cultura

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, entregou, em Rio Preto da Eva, um kit para o funcionamento do projeto “Salas de Cultura”, onde serão ofertados cursos através do Liceu Digital.


Foram entregues