Encontro de Pedagogos encerra atividades com divulgação do cronograma de execução do projeto

21 de fevereiro de 2022

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto anunciou, durante o encerramento do I Encontro de Pedagogos, o início do cronograma das atividades do projeto “Fazenda Escola”. A iniciativa é um dos 13 projetos que integram o programa Educa+Amazonas, lançado pelo Governo do Amazonas no ano passado.


Na ocasião, os pedagogos das Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) puderam participar da mesma aula prática que será destinada aos alunos que participarão da iniciativa. A expectativa da rede estadual é atender 43 mil estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


“Agradecemos ao governador Wilson Lima, que tem contribuído diretamente para que atividades como essas aconteçam. O projeto ‘Fazenda Escola’ é um diferencial na nossa rede, e tenho certeza de que será importante tanto para a educação quanto para o setor primário”, disse Kuka Chaves, secretária de Estado de Educação e Desporto.


A pedagoga da Escola Estadual Elira Pinheiro, Aline Farias, falou da importância da oportunidade. “É importante que, assim como nós, que tivemos a oportunidade de conhecer a fazenda durante este encontro, os alunos também possam conhecer a região, as plantas nativas aqui do estado, ter esse contato com a natureza, a flora, a fauna”, reflete.


Já Caleandra Cavalcante, que atua na Escola Estadual Roberto dos Santos Vieira, afirmou que a experiência é única. “Eu fiquei encantada com a possibilidade dos alunos poderem vir até aqui e sentir tudo isso que nós estamos sentindo. Quando estamos na sala de aula, eles estudam a natureza, mas poder realizar essa aula prática, com certeza vai ser um momento marcante para eles”, explicou Caleandra.

Inspiração

Professora da Educação Especial, a pedagoga Claudiane Feitosa explica como vai ser essencial que este público participe do projeto. “Esse momento foi muito oportuno nas trilhas. Percebi que podemos, cada um lidando com a sua realidade, compartilhar esse conhecimento de como a gente pode trabalhar o aluno nesse meio rural”, disse a pedagoga.


Projeto

O “Fazenda Escola” está em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e consiste em uma formação mais ampla para os estudantes da rede estadual, valorizando conhecimentos historicamente construídos e o avanço das ciências, entendendo as relações do mundo do trabalho e o exercício da cidadania, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis, inclusivos e solidários, proporcionando, assim, maiores experiências para a vida cotidiana em ambiente rural.


Voltado aos alunos do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental, o projeto inicialmente atenderá as escolas localizadas em Manaus e dos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão.


Fonte: http://agenciaamazonas.am.gov.br/