Encontro virtual destaca o telemonitoramento em gestantes de alto risco

23 de fevereiro de 2022

O telemonitoramento de gestantes de alto risco será tema da webconferência “Diálogos na Atenção Primária à Saúde” desta quarta-feira, 23/2. Evento promovido pela Prefeitura de Manaus para atualizar os profissionais de saúde do município, a webconferência aborda temas que fazem parte da rotina dos trabalhadores de saúde com o objetivo de trocar experiências e, assim, aprimorar a oferta dos serviços da rede básica.


O evento on-line será conduzido pela enfermeira Gerda Costa, chefe do Núcleo de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Segundo ela, o tema é relevante para compartilhar experiências sobre o atendimento às gestantes e puérperas, que ao apresentarem condições que as colocam no grupo de gravidez de alto risco, podem evoluir para quadros graves e desfechos desfavoráveis, ao se infectarem com o novo coronavírus. Neste contexto, o telemonitoramento, que permite uma atenção mais direcionada, pode reduzir o risco de óbito.


“Com o objetivo de apoiá-las de uma forma mais direcionada, a Semsa vem utilizando o telemonitoramento, uma iniciativa que tem dado bons resultados. Hoje iremos mostrar como essa prática é desenvolvida junto às gestantes de alto risco e como essa tecnologia é uma importante aliada em nosso trabalho”, ressaltou Gerda.


O Diálogos na Atenção Primária à Saúde é um evento semanal que tem o objetivo de atualizar os profissionais da rede básica por meio de trocas de experiências e conhecimentos. A webconferência desta quarta-feira também contará com a participação dos enfermeiros Douglas Porto e Alessandra Mendes, da equipe de Telemonitoramento da Semsa.


“Nossa intenção é divulgar este novo serviço para a rede básica de atenção à saúde, apresentando a plataforma de interação com as usuárias e os primeiros relatórios desse acompanhamento”, enfatizou a enfermeira.

— — —

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Fonte: https://www.manaus.am.gov.br/