Equilíbrio e moderação, ingredientes necessários na Ceia de Natal

24 de dezembro de 2021

A tradição de reunir familiares e amigos em volta da mesa na noite de Natal pode contribuir para aqueles quilinhos indesejáveis no próximo ano, pensando nisso, o BN foi em busca de alternativa para quem deseja comer bem e de forma mais saudável neste natal

No natal as mesas costumam ser mais elaboradas, com uma variedade de alimentos tentadores


Anielly Laena (Ouro Preto do Oeste-RO) - Família, amigos, presentes, festas e muita comida. É assim que a maioria dos brasileiros comemora o Natal. Para algumas pessoas, esse hábito de reunir os familiares e amigos em volta da mesa na noite de Natal é uma maneira de comemorar o nascimento de Jesus, relembrando também a última ceia de Cristo ao lado de seus discípulos.


Todavia, há registros na literatura que apontam que a ceia de Natal originou-se na Europa, quando neste período os moradores deixavam as portas de suas casas abertas para receber os peregrinos e viajantes que passavam. Desta maneira, a família hospedeira, preparava vários tipos de comida e em grande quantidade, para assim, juntamente com os seus visitantes, celebrar essa data tão significativa para os cristãos.


Essa tradição foi se espalhando e, em cada região do planeta, foram sendo acrescentados alimentos típicos. No Brasil, por exemplo, a ceia tradicional é composta por peru, chester ou carne suína (lombo ou leitão à pururuca), arroz à grega, salpicão de frango, farofa, panetone, vinho ou espumante. Mas, há quem opte por incrementar ainda mais esse cardápio, tornando a noite de natal um desafio para aqueles que desejam manter a forma e cuidar da saúde.


E quando o assunto é balança, não focamos apenas no aspecto estético, mas enfatizamos principalmente o hábito de comer em excesso, que contribui para o aumento da obesidade. De acordo com o relatório “Estatísticas da Saúde Mundial 2021” publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil mais de um quinto (22%) da população adulta está obesa; já entre em relação às crianças e adolescentes, de 5 a 19 anos, o índice é de 10,8%. Dados preocupantes, que não podem ser ignorados.


Mas antes de cancelar a ceia de Natal, fomos conversamos com a nutricionista Larissa Antunes que trouxe algumas dicas para comemorarmos essa data sem culpa.


Dicas para um natal sem exagero


1- Não fique muito tempo sem comer para "guardar espaço" para a hora da confraternização. Pois isso pode nos deixar com mais fome e acabar se excedendo além do "normal". O Segredo é deixar o estômago abastecido para que não haja exageros na hora da festa.


2- Se mantenha hidratado! A percepção da fome pode ser confundida com sede e aumentar a ingestão alimentar durante o dia.


3- Prefira sucos naturais ao invés de refrigerantes e bebidas alcoólicas.


4- Consuma frutas e vegetais. As pessoas acabam se esquecendo das saladas. Por serem ricas em fibras, as saladas podem ajudar a dar mais saciedade durante as refeições.


5- Dê preferência para os alimentos assados, cozidos e grelhados. Caso opte por algo frito, evite exagerar na quantidade.


6- Coma algo que gosta. Mas ao invés de exagerar, procure escolher entre uma sobremesa, uma bebida ou prato principal. Essa estratégia pode ser interessante para deixar as escolhas mais equilibradas!


7- Aproveite esse momento com sua família. Não é uma refeição livre que vai atrapalhar seus objetivos, mas evite exagerar nas quantidades!


Com essas dicas ficou fácil conciliar o jantar de natal e cuidar da saúde. Mas não para por aí, Larissa Antunes elaborou também cardápio de uma ceia saudável, que você poderá preparar ainda hoje.


Ceia de Natal mais saudável


Entrada: Espetinho

Espetinho de frutas, como o tomate, ajuda a alimentação ficar mais leve, diz especialista.


Ingredientes:

- 10 tomates cereja

- 10 cubinhos de queijo muçarela

- Folhas de manjericão

- Azeite

- Sal e pimenta-do-reino a gosto

- Palitos

Sugestão: Se preferir pode usar ricota ou queijo branco minas.


Modo de preparo:

- Corte os tomates e os cubinhos de queijo muçarela;

- Lave as folhas de manjericão e tire-as do cabinho;

- Monte os espetinhos e finalize com uma pitada de sal, um fio de azeite e pimenta-do-reino.

- Faça a decoração como preferir!


Prato principal: Frango assado com batata

Com um toque no tem