Escritora amazonense participa da Feira do Livro de Lisboa

22 de agosto de 2021

O evento, que acontece de 26 de agosto a 12 de setembro, é uma das maiores manifestações literárias da ‘comunidade lusófona’ (reunião de países falantes da língua portuguesa).


A presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, coordenadoria Amazonas (AJEB-AM), escritora Kátia Ribeiro Colares, será uma das brasileiras participantes da 91a. Feira do Livro de Lisboa. Ela é coautora da 6a. edição do livro ‘Sem Fronteiras Pelo Mundo’, publicado pela Rede Sem Fronteiras (RSF) - entidade cultural que desenvolve e divulga a cultura brasileira e lusófona em todo o território nacional e para leitores de língua portuguesa residentes em mais de 20 países, espalhados em cinco continentes. A obra, organizado e publicada pela RSF, seus destaques e coautores serão apresentados em reuniões transmitidas ao vivo pela jornalista Dyandreia Portugal, direto do stand da RSF em Lisboa, nos dias 28 de agosto, 04 e 11 de setembro, nos seguintes horários: às 19 horas em Portugal, 14 horas em Manaus e 15 horas em Brasília.


O evento internacional iniciou em 26 de agosto e se estende até 12 de setembro no Parque Eduardo VII, freguesia Avenidas Novas, área central de Lisboa.


Essa é uma das maiores manifestações literárias da comunidade lusófona. Mais de 130 expositores estarão distribuídos em 325 pavilhões, reunindo cerca de setecentas marcas editoriais, incluindo empresas brasileiras.


De acordo com a organização do evento, “2021 já configura a segunda maior edição da história da Feira, sendo apenas superada pela de 2019”, ano que antecedeu a pandemia.


A Feira do Livro de Lisboa já existe há 91 anos. Habitualmente decorre entre os meses de maio e junho. Esta é a segunda edição consecutiva em que é adiada para o final de agosto e princípio de setembro, devido aos períodos de confinamento e às medidas de contenção adoptados para evitar a propagação da covid-19.


Este ano, a exemplo do que ocorre nos anos anteriores, durante 18 dias, milhares de pessoas de diversos países de língua portuguesa estarão unidas, na capital de Portugal, com o objetivo de promover livros e os hábitos de leitura.


Ano passado, de acordo com dados da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) que organiza a feira juntamente com a Câmara Municipal de Lisboa, estiveram presentes no Parque Eduardo VII: 117 participantes em 310 pavilhões, representando 638 editoras, livrarias e chancelas.


Conheça a escritora

Katia Maria dos Santos Colares Ribeiro - graduada e pós-graduada em Gestão Pública. Possui trabalhos publicados nos florilégios “O Maior de Todos os Troféus (GLOMAM)”, “Escrever é Uma Alegria” (ALB), “Imortais” (ALB), “Palavras” (AJEB), “A Vida é Feita de Histórias” (AJEB-DF), “Raiz de Sol, Frutos e Talentos” (AJEB-PE) e “O Nu da Palavra – Prosa e Verso” (AJEB-MG). Membro da Academia de Letras do Brasil – Amazonas (ALB-AM). É Embaixadora da Divine Académie Française de Arts Lettres et Culture. Foi condecorada pela Academia de Letras do Brasil (Nacional) com o título de Doutora em Filosofia Univérsica, Honoris Causa, consagrando-lhe o Mérito ph.I Philosofo Immortalem. Recebeu “Menção Honrosa em Prosa”, com destaque ao seu texto na antologia “O Nu da Palavra – Prosa e Verso” (AJEB-MG). Coordenou a antologia da AJEB-AM denominada “Uma Carta Para Você”. É a atual presidente-coordenadora da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Amazonas (AJEB-AM).