Estudante da rede estadual é o representante do AM em programa nacional de Iniciação Científica Jr

6 de maio de 2022


A bolsa é concedida a estudantes que recebem os benefícios previstos no programa Auxílio Brasil e se destacaram em competições

João Pedro Figueiredo, da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Helena Araújo, foi selecionado para integrar o programa de Iniciação Científica Jr



(Manaus-AM) - Aos 8 anos, o estudante João Pedro Figueiredo, da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Helena Araújo, foi selecionado para integrar o programa de Iniciação Científica Jr. A iniciativa é promovida pelo Governo Federal e coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O objetivo é apoiar, por meio de bolsas, a inserção de estudantes em projetos de pesquisa em instituições públicas e privadas.


A bolsa é concedida a estudantes que recebem os benefícios previstos no programa Auxílio Brasil, e tiveram destaque em competições acadêmicas e científicas, de abrangência nacional, vinculadas a temas da educação básica. A bolsa é paga em 12 parcelas mensais ao estudante; e em mais uma parcela única à família do estudante.


A gestora da unidade escolar, Juci Norma Lima, fala do orgulho de ter um representante do Amazonas no programa federal. “Não só eu, como todo corpo docente nos sentimos muito felizes em saber que o aluno João Pedro Rocha foi agraciado com essa maravilhosa premiação de uma bolsa de Iniciação Científica Jr., isso é um incentivo para os demais alunos da nossa escola”, explicou a gestora.


Sobre a bolsa - O MCTI é responsável por regulamentar o credenciamento das competições que habilitam os estudantes integrantes de famílias beneficiárias do programa Auxílio Brasil a receber a bolsa.


A família recebe de início um aporte de R$1 mil pagos pelo Ministério da Cidadania. O MCTI paga mais 12 parcelas de R$ 100 para o aluno e disponibiliza uma mentoria com professores especializados para que o jovem possa desenvolver suas habilidades voltadas para o conhecimento.


Informações Assessesoria

FOTOS: Arquivo pessoal