Evento alerta sobre o uso indiscriminado de medicamentos

4 de maio de 2022

Com o objetivo de orientar a população sobre os riscos que o uso indiscriminado dos medicamentos representa à saúde, a Prefeitura de Manaus participa, nesta quarta-feira, 4/5, de uma extensa programação no estacionamento do complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste, em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. A programação, feita em parceria com o governo do Amazonas, será aberta oficialmente às 19h, mas a partir das 17h quem circular pela área já terá acesso aos serviços de orientação.


As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irão reforçar o trabalho de sensibilização à população sobre o uso de medicamentos, já realizado de forma rotineira nas unidades, falando da interação medicamentosa e suas complicações.

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, destaca que o evento é oportuno para esclarecer às pessoas sobre os riscos que a automedicação representa.


“A população precisa ser sensibilizada para o fato de que a automedicação representa sérios danos à saúde, que vão desde a dependência até a intoxicação. São fatores que podem impactar de forma negativa a saúde das pessoas e que podem levar à morte”, observa.


A programação também contemplará a divulgação do Programa de Controle do Tabagismo do Projeto de Plantas Medicinais, que contará com exposição de banners, dica sobre nutrição saudável e doações de mudas de plantas medicinais (jambu, boldo, malvarisco, açafrão-da-terra, crajiru, cidreira e outras), fornecidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Empresa Brasileira de Desenvolvimento Agropecuário (Embrapa), que desenvolve o projeto em articulação com a Semsa e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).


Concursos de paródia e apresentação cultural com destaque para os bumbás Garantido e Caprichoso, também integram a programação, que se estenderá até as 21h.


Vacinação

Aproveitando a grande circulação de pessoas na área da Ponta Negra, a Semsa vai ofertar a vacinação contra a Covid-19 para o público a partir dos 12 anos; influenza, direcionada aos idosos com mais de 60 anos e trabalhadores de saúde; além do imunizante contra o sarampo, para os trabalhadores de saúde.


A ação também contará com a participação da Secretaria de Estado de Saúde (SES/AM), por meio do Departamento de Política de Assistência Farmacêutica (Dpaf) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM)

— — —

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Camila Batista/Semsa

Fonte: https://www.manaus.am.gov.br/