Faar encerra campanha em alusão ao mês de combate à violência contra a mulher com ação na Vila

1 de setembro de 2021

Como ação de encerramento da campanha Agosto Lilás, que aborda o mês de combate à violência contra a mulher, o Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), realizou, nesta terça-feira (31/08), uma ação informativa na Vila Olímpica de Manaus, localizada na zona centro-oeste da capital amazonense. O evento foi destinado a servidores, estagiários e colaboradores da Fundação.


A iniciativa visa alertar a sociedade em geral e, principalmente, as mulheres para que não se calem diante das situações de violência e denunciem as agressões por meio dos canais existentes. O espaço montado na Vila Olímpica também serviu para divulgar a Lei nº 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha.


Segundo a psicóloga Themis Cordeiro, os números de casos de violência contra a mulher aumentaram no período da pandemia. “O agressor já maltratava a mulher e passou a ter mais tempo para isso, fato de não poder sair de casa, além da perda do emprego ou a falta de dinheiro, seriam um dos motivadores para o aumento dos índices de violência”, destacou.


De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), houve um aumento de 34% nas ocorrências relacionadas à violência contra a mulher. Foram 25.132 registros em 2020, seis mil casos a mais que no ano anterior. “A iniciativa é uma excelente forma de chamar atenção das mulheres, que estão sendo agredidas não só fisicamente, mas verbalmente. Uma simples ação que pode salvar vidas”, afirmou a servidora Miracélia Barbosa.


Denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima também encontra apoio e proteção. Os canais da Prefeitura de Manaus – 0800 092 6644 e 0800 092 1407, além do “Disque 100” e o “Ligue 180”, funcionam 24 horas por dia, são gratuitos e confidenciais.


Fonte: amazonas.am.gov.br