top of page

Festa da Democracia: A hora e a vez do eleitor e o voto nas urnas

1 de outubro de 2022


Festa da Democracia: A hora e a vez do eleitor e o voto nas urnas


Ana Cristina Machado - (Especial para o BN)

Jonária França (Equipe BN)

Manaus (AM) – Neste domingo a população irá às urnas para escolher quem serão os representantes do povo nas Assembleias Legislativas Estaduais, Câmara Federal, Senado, Poderes Executivo Estadual e Federal. Um total de 156.454.011 eleitoras e eleitores estão aptos a decidir quem vai ocupar uma das vagas de deputado estadual, deputado federal, senador (a) da república, governador (a) e presidente da república.


No Amazonas o número de eleitores aptos a votar é de 2.508.795. De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), o Estado possui 443 candidatos a deputado estadual, 171 candidatos a deputado federal, oito candidatos a governador, nove candidatos a vice-governador, oito candidatos a senador, nove candidatos na disputa da vaga de 1° suplente de senador e dez para a de 2º suplente de senador.


A corrida é por uma das 24 cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), uma das três vagas no senado, uma vaga de governador e uma das oito de deputado federal e, para ajudar o eleitor com a escolha, o BN traz um resumo com o perfil e o histórico político dos principais candidatos que estão na briga por uma dessas vagas.


Vale lembrar que as eleições deste ano prometem ser uma das mais disputadas entre candidatos que concorrem a deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da república.


Para quem desconhece as funções e obrigações desses cargos públicos, ressalta-se que o deputado estadual representa a população do Estado nas Assembleias Legislativas, sendo responsável pela elaboração e aprovação de leis que estiverem relacionadas ao território estadual.


Os deputados federais são responsáveis por legislar, propor leis, aprovar e reprovar projetos de lei e por fiscalizar o governo e cobrar informações e esclarecimentos para a sociedade.


Já os senadores recebem funções muito importantes, como aprovar indicações do presidente para cargos de importância, como o de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).


Os governadores atuam em cooperação com o governo federal para garantir que seu Estado receba os investimentos necessários.


Por fim, o presidente é a autoridade máxima do Brasil, tem inúmeras funções, como nomear os chefes dos Ministérios.


Confira os candidatos que são destaques no Amazonas


Para deputada (o) estadual - Entre os principais candidatos que disputam uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) destacam-se os nomes de:


Alessandra Campêlo - Candidata pelo partido Social Cristão na coligação PSC. Natural de Manaus, capital do Amazonas, foi eleita ao cargo de deputada estadual pela primeira vez em 2014, sendo a única mulher naquele pleito.

Campêlo concorreu à reeleição em 2018, onde foi eleita novamente, assumiu o segundo mandato em 2019 e ficou no parlamento até fevereiro de 2021, quando se licenciou para assumir a Secretaria de Estado da Assistência Social a convite do governador Wilson Lima. A candidata teve atuação destacada no combate aos impactos sociais e econômicos da pandemia da Covid-19 na população em situação de vulnerabilidade. Retomou o mandato em abril de 2022.


Bosco Saraiva - Candidato ao cargo de deputado estadual pelo Solidariedade, na coligação Solidariedade. Bosco é natural de Manaus, casado e graduado em Tecnologia em Gestão de Marketing e pós-graduado em Administração Avançada e Controle de Marketing. Foi eleito pela primeira vez vereador de Manaus nas eleições municipais de 1992, cargo exercido até o ano de 2004, por três mandatos consecutivos. Presidiu a Câmara de Vereadores por duas vezes, sendo também vice-prefeito de Manaus durante o biênio 1995-1996. Atualmente o candidato é presidente estadual do Solidariedade no Amazonas e está em seu primeiro mandato como deputado federal, eleito em 2018. Já no primeiro ano presidiu a Comissão de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Brena Dianná - É candidata ao cargo de deputada estadual pelo União Brasil. Nasceu no dia 01 de abril de 1993, natural de Parintins - AM. Brena Dianná foi eleita vereadora pelo município de Parintins e iniciou o mandato em 2021, que irá até o ano de 2024.







Jander Lobato - Está concorrendo ao cargo de deputado estadual pelo Partido Socialista Brasileiro na coligação PSB. O amazonense tem 47 anos e nasceu na cidade de Parintins. Foi eleito no pleito municipal de 2020, é formado em administração mercadológica pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa) e pós-graduado em marketing de negócios e administração hospitalar pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte).


O começo dessa trajetória passou a ser construído nos anos de 2000 e 2004, na cidade de Parintins, onde concorreu ao cargo de vereador. Em 2020 foi eleito ao cargo de vereador em Manaus, com a proposta de trazer soluções para a vida das famílias e o de projetos e ações de mobilidade, saneamento, geração de emprego e renda e inclusão social.


Mayra Dias - Outro grande destaque, a candidata disputa o cargo de deputado estadual pelo Avante. Natural de Itacoatiara, é formada em jornalismo e modelo brasileira, coroada Miss Brasil 2018.








Roberto Cidade - Candidato ao cargo de deputado estadual pelo União Brasil, na coligação União Brasil é outro nome que está na disputa por uma das 24 vagas da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Natural de Manaus, iniciou sua vida pública candidatando-se ao cargo de vereador na capital amazonense pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN). Cidade foi candidato a deputado estadual pelo Partido Verde (PV), assumindo o mandato em 2019. No segundo biênio do mandato, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, aos 34 anos, sendo o mais jovem da história e o primeiro a assumir o comando da Casa no primeiro mandato.


Tony Medeiros - Candidato ao cargo de deputado estadual, pelo Partido Liberal, na coligação PL, tenta a reeleição em 2022. Natural de Parintins, é casado e possui formação em Técnico em Agropecuária, graduação em Educação Artística com habilitação plena em Música pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pós graduação em Tecnologia da Educação. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez nas eleições 2010, vice-prefeito de Parintins na gestão (2017-2020) e reeleito juntamente com o prefeito Bi Garcia para a gestão (2021-2024) no mesmo município. Atualmente ocupa uma cadeira de deputado estadual.



Para deputada (o) federal - Dentre os principais candidatos ao cargo de deputado (a) federal destacam-se:


Amom Mandel - Candidato pelo partido Cidadania e natural de Recife (PE), Amom concorre ao cargo pela primeira vez, mas já participou das eleições em 2020, em que concorreu e foi eleito um dos vereadores da capital do Amazonas, pelo partido Pode. O candidato é o mais novo dentre os demais, com apenas 21 anos de idade.







Vanessa Grazziotin - Concorre ao cargo de deputada federal pelo PC do B. A candidata é natural de Videira, município de Santa Catarina. Formada em Farmácia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Grazziotin tem uma carreira política longa. Foi vereadora de Manaus por três mandatos (período de 1989 a 1993; de 1993 a 1996 e de 1997 a 1999, todos pelo PC do B). Em 2010 se elegeu senadora da república e em 2004 concorreu, sem êxito, ao cargo de Prefeita de Manaus.




Alfredo Nascimento - Também é candidato a deputado federal pelo PL. Nasceu em Martins (RN), reside em Manaus há anos, onde constitui família e solidificou a carreira política, ocupando cargo de vice-governador do Amazonas pelo PPB (período de 1995 a 1998); prefeito de Manaus pele mesmo partido (período de 1997 a 2000) e pelo PL (período de 2001 a 2004) e senador pelo PR de 2007 a 2015.






Capitão Alberto Neto - Concorre à reeleição pelo PL. O candidato é natural de Fortaleza (CE) e concorre pela segunda vez ao cargo no Amazonas, no qual foi eleito em 2018 pelo partido PRB, ano em que deu início aos seus trabalhos na política.








Marcelo Ramos - É outro candidato que está no meio político há algum tempo e concorre à reeleição pelo PSD. Casado, formado em Direito pela Ufam e pós-graduado em Direito Processual Civil (Ufam) e Relações Governamentais (FGV), Marcelo Ramos assumiu pela primeira vez a cadeira de vereado suplente em Manaus pelo PC do B no período de 2007 a 2008 e no período de 2009 a 2010 assumiu o cargo titular de vereador. Também foi deputado estadual pelo PSB, no período de 2011 a 2015.






Saullo Vianna - Concorre pela primeira vez ao cargo de deputado federal pelo partido União Brasil. O candidato é natural de Manaus e foi eleito em 2018 deputado estadual pelo partido PPS.








Israel Paulain - Concorre ao cargo de deputado federal pela primeira vez pelo partido Cidadania. O concorrente é natural de Parintins, município em que foi eleito vereador em 2008 pelo partido PSDB. O candidato é bastante conhecido no município por fazer parte dos itens que compõe o Festival Folclórico de Parintins, como apresentador.







Silas Câmara - Do Avante, também é um dos principais candidatos ao cargo de deputado federal. Este ano o veterano busca se reeleger para exercer o cargo pela quarta vez (ele foi eleito em 2018 pelo partido PRB; em 2014 pelo PSD e em 2010 pelo PSC). O candidato é natural de Rio Branco, no Acre.







Governo do AM tem disputa por candidatos experientes na política


Amazonino Mendes - o ex-governador é um dos principais candidatos ao governo do Amazonas. O advogado nascido em Eirunepé, interior do Amazonas tenta a eleição para executivo estadual este ano pelo partido Cidadania. Veterano da política no Amazonas, Amazonino Mendes ocupou os seguintes cargos eletivos: prefeito de Manaus (1983–1986; 1993–1994; 2009–2012) e governador do Amazonas (1987–1990; 1995–1998; 2017-2019) e senador no período de 1991 a 1992.




Eduardo Braga - concorre ao cargo pelo MDB. Braga é natural de Belém (PA) e um dos veteranos na política amazonense. Já exerceu os seguintes cargos eletivos: vereador em Manaus (1983-1987); deputado estadual (1987-1991); deputado federal (1991-1992); vice-prefeito de Manaus (1993-1997); governador (2003-2006; 2007-2010); senador (2011-2019; 2019-2027).





Wilson Lima - concorre à reeleição pelo PSC. O atual governador (2019-2022) é natural de Santarém (PA), jornalista e candidato pelo partido União Brasil e lidera as pesquisas com intenções de voto para o cargo. Wilson Lima é conhecido no estado por ter apresentado o programa Alô Amazonas.






Ricardo Nicolau - Natural de Manaus (AM), é o candidato do Solidariedade ao governo. Começou na política como vereador em 1996. Com 25 anos de vida pública, cumpre o quinto mandato de deputado estadual. Foi presidente municipal do PSC em Manaus, antes de se filiar ao PDT.






Carol Braz - Nascida em Manaus, a candidata do PDT tem 42 anos e é defensora pública e ex-secretária de estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania. Formada em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) é ex-juíza e foi presidente. municipal do PSC em Manaus, antes de se filiar ao PDT.





Henrique Oliveira - O candidato do Podemos é formado em economia e engenharia. Foi vereador de Manaus e também deputado federal. Natural de Santa Catarina, Henrique tem 61 anos. Em 2014, foi eleito vice-governador do Amazonas na chapa encabeçada pelo ex-governador José Melo.







Israel Tuyuka - O candidato do Psol é indígena nascido em São Gabriel da Cachoeira (AM). Médico e professor, tem mestrado em geografia e ciências sociais. Pela primeira vez disputa o governo do Amazonas.







Nair Blair - De Manaus (AM), a empresária Nair Blair, candidata do Agir, tem 51 anos. Disputa pela primeira vez o governo do Amazonas. Em 2018 se candidatou a deputada distrital no Distrito Federal, mas não conseguiu sucesso.








Sete candidatos lutam por única vaga de senador pelo Amazonas


Omar Aziz - é atual senador do Amazonas e líder nas pesquisas com intenções de voto para a reeleição. O candidato nasceu em São Paulo (SP), foi eleito governador do Estado em 2010 pelo partido PMN e eleito senador em 2014 pelo PSD. Omar, que concorre à reeleição pelo mesmo partido, já ocupou os seguintes cargos: deputado estadual (1990-1994); vice-prefeito de Manaus (1997-2000; 2001-2002); vice-governador (2003-2006; (2007-2010); governador (2010-2010; 2011-2014) e senador (2015-2023).






Coronel Menezes - Concorre pela primeira vez ao cargo de senador pelo PL. O candidato é natural de Manaus e concorreu ao cargo de prefeito da capital em 2020 pelo Patriota, porém, não se elegeu.









Outro nome que está na disputa ao cargo de senador é o de Arthur Neto que concorre pelo PSDB. O candidato nasceu em Manaus, foi eleito prefeito da capital amazonense, nos anos de 1989 a 1993 e 2012 e 2016. Foi deputado federal por três mandatos, no período de 1983-1987; 1995-1999 e 1999-2003.









Elissandro Amorim Bessa, o Bessa, - Nasceu em Manaus e tem 49 anos. Cumpre mandato de vereador por Manaus. Foi taxista e disputa as eleições pela Coligação Nós, o Povo, que reúne o PSB e o Solidariedade.











Luiz Castro - Nasceu em São Paulo. O candidato do PDT tem 63 anos. Mudou-se para o Amazonas aos 18 anos, indo morar no município de Envira. Formado em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), possui especialização em Saúde e Ambiente pela Universidade Cândido Mendes. Foi prefeito de Envira por dois mandatos, em 1982 e em 1993. Foi cinco vezes consecutiva eleito para a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.








Marilia Freire da Silva - A candidata do Psol nasceu em Manaus, tem 39 anos e é formada em direito. Trabalha como oficial de Justiça do Amazonas. Militante dos direitos humanos, dos direitos das mulheres e da população LGBTQIA+, é membro do coletivo feminino Humaniza e faz parte da Frente pelo Desencarceramento do Amazonas.










Pastor Peter Junior Miranda - Tem 69 anos e nasceu em Caruaru (PE). É empresário e pastor da Igreja Batista. Passou grande parte de sua vida em Recife. Em 1975, mudou-se para São Paulo, onde concluiu seus estudos. Estudou direito, na Universidade São Francisco, em Bragança Paulista (SP), e teologia, na University of Central Florida, em Orlando (EUA). Trabalhou com importação e exportação por mais de 35 anos.









Presidência do País é disputada por 11 candidatos


Ciro Gomes - É candidato a presidência do Brasil pelo partido PTD, e está em terceiro lugar nas pesquisas com intenções de voto para o cargo. O advogado foi eleito deputado federal no Ceará em 2006 pelo partido PSB. Natural de Pindamonhangaba, SP, o candidato foi governador do Ceará entre os anos 1991 a 1994, e concorreu ao cargo para presidente do Brasil em 2018.









Jair Bolsonaro - O atual presidente da república também está no ranking em pesquisas com intenções de voto, ocupando o segundo lugar. O ex-militar é natural de Campinas, SP, e concorre à reeleição pelo partido PL. O candidato foi eleito deputado federal no Rio de Janeiro entre os anos de 2006 a 2014, e foi eleito líder do poder executivo em 2018.










Luiz Inácio Lula da Silva - Concorre ao cargo de presidente do Brasil pelo Partido dos Trabalhadores, PT. O ex-presidente da república é natural de Garanhuns (PE), e foi eleito em 2003 o líder do Poder Executivo pelo mesmo partido, que se estendeu até o ano de 2011. O candidato é líder nas pesquisas com as intenções de voto para o cargo.










Simone Tebet - Tem 52 anos, é formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e concorre pela primeira vez ao cargo de presidenta do Brasil, pelo MDB. A candidata é natural de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, cidade em que foi eleita duas vezes prefeita do município, nos anos de 2004 e 2008, e foi eleita senadora do Mato Grosso do Sul em 2014 pelo partido PMDB.









José Maria Eymael - É outro que concorre à vaga de presidente da república. Natural de Porto Alegre (RS), o candidato é graduado em Filosofia e Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Empresário do ramo de marketing e comunicação, se elegeu deputado federal por São Paulo, pela primeira vez, no ano de 1986, na Assembleia Constituinte e foi reeleito no pleito seguinte. Eymael disputa pela sexta vez uma eleição presidencial.










Luiz Felipe D’Ávila - De 58 anos, nasceu em São Paulo (SP), é formado em Ciência Política e atuou como editorialista, comentarista político, e diretor de editoras e escritor. O candidato concorre às eleições 2022 pelo Novo.










Leonardo Péricles - Tem 40 anos, nasceu em Belo Horizonte (MG) e iniciou na vida política como militante do movimento estudantil nos anos 2000. Integrou o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e liderou ocupações urbanas e protestos de junho de 2013 em BH. Concorreu à vice-prefeito da capital mineira em 2020 e agora disputa às eleições pelo UP.













O padre Kelmon - (Kelmon Luís da Silva Souza) é natural de Acajutiba (BA) e tem 45 anos. Padre ortodoxo, ajudou a criar o Movimento Cristão Conservador e lidera atualmente o Movimento Cristão Conservador Latino Americano (Meccla). Passou a disputar o cargo de presidente após o candidato do partido (Roberto Jeferson) ter a candidatura negada pelo TSE.











Sofia Manzano - A paulista de 51 anos possui doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). É economista e professora universitária na Bahia. Em 2014, disputou a vice-presidência pelo PCB e a partir de 2013, passou a integrar o movimento sindical de professores.










Soraya Thronicke - Tem 49 anos, nasceu em Dourados (MS), está no primeiro mandato de senadora e preside a União Brasil Mulher. Formada em Direito com MBA em Direito Empresarial e pós-graduada em Direito Tributário e em Direito de Família e Sucessões, iniciou a militância política participando de movimentos de rua em 2013.










Vera Lúcia - A socióloga tem 54 anos, nasceu em Inajá (PE) e mudou com a família para a cidade de Aracaju, capital de Sergipe ainda. Foi garçonete, datilógrafa trabalhou na indústria de calçados, onde passou a participar do movimento sindical. Em 1992, a partir de uma dissidência do PT, participou da criação do PSTU. Já concorreu ao cargo de prefeita, governadora e deputada federal. Vera Lúcia concorre às eleições para presidência da república pelo PSTU.




bottom of page