Festival de Parintins 2022 confirmado para os dias 24, 25 e 26 de junho

11 de março de 2022


A tradicional festa de Caprichoso e Garantido deste ano, no Bumbódromo da Ilha Tupinambarana, contará com presença do público


Mayane Batista

Equipe BN

Assinatura do termo que oficializou a realização do Festival Folclórico de Parintins 2022, ocorreu no palco do Teatro Amazonas


(Manaus-AM) - O maior evento cultural do Estado do Amazonas, o Festival Folclórico de Parintins de 2022, está confirmado para acontecer nos dias 24, 25 e 26 de junho.


A confirmação da 55º Edição das disputas dos bumbás Caprichoso e Garantido foi anunciada na manhã desta sexta-feira (11), pelo Governo do Estado, em uma solenidade realizada no Teatro Amazonas.


A festa que atrai vários visitantes de diversos Estados do Brasil e do Mundo, não era realizada há dois anos, por conta da pandemia da Covid-19.


Na solenidade presidida pelo governador Wilson Lima, estiveram presentes os presidentes das respectivas agremiações, Jender Lobato, do Caprichoso, e Antônio Andrade, do Garantido; do secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, além do presidente da Câmara Municipal de Parintins, Mateus Assayag, representando o prefeito; e do diretor Relações governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Ricca.


De acordo com o presidente do Caprichoso Jender Lobato, a retomada do festival traz uma representação de esperança. “Nós estamos muito felizes porque a retomada do festival traz de volta milhares de empregos. A festa de Parintins representa a maior fonte de renda da nossa cidade. Para nós é como se fosse a Zona Franca de Parintins, como se fosse nossa indústria através da cultura”, afirmou.


Para o presidente do Garantido, Antônio Andrade, apesar de todas as dificuldades e perdas durante os dois anos sem festa, está convicto de que esse será o melhor festival. “Vai ser com certeza o maior festival de todos os tempos. Nesses dois anos de pandemia não ficamos parados, usamos as tecnologias existentes e hoje temos a felicidade de dar esse pontapé inicial, e dizer pra Nação Vermelha e Branca que o Garantido voltou, o festival vai acontecer e que a gente vai voltar a ser feliz novamente”, reforçou Andrade.


De acordo com o governador Wilson Lima, os bumbás de Parintins irão receber patrocínio no valor de R$ 10 milhões, o dobro que foi repassado no último festival realizado em 2019.


Os visitantes que para o Festival no Bumbódromo de Parintins, deverão seguir os protolocos de segurança em saúde e apresentar o comprovante de vacinação.

Para este ano, os temas dos bois Caprichoso e Garantido já foram divulgados. O atual campeão do Festival em 2019, o Boi Garantido traz como tema “Amazônia do Povo Vermelho”. Já o e Boi Caprichoso escolheu o tema “Amazônia, nossa Luta em Poesia”.


Durante a solenidade os bois de Parintins animando os presentes no Teatro Amazonas, com a presença de alguns itens, como pajé, porta-estandarte, levantadores de toada, Patrick Araújo, do Caprichoso, e David Assayag do Garantido.


Calendário