Flet outorga grau a novos licenciados de seis cursos em Letras

16 de março de 2022

Foram 41 novos licenciados que receberam a outorga de grau na tarde desta terça-feira, 15, transmitida pelo Canal Ufam (Youtube), dos cursos de Letras Língua e Literatura Espanhola, Língua e Literatura Francesa, Língua e Literatura Inglesa, Língua e Literatura Japonesa, Letras Libras e Língua e Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Flet/Ufam), do segundo semestre do ano de 2020.


Representando o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, a titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professora Selma Suely Baçal de Oliveira presidiu a sessão solene de colação de grau que contou com a participação na mesa de honra, o diretor da Flet, professor Robert Langlady Lira Rosas.


A pró-reitora, professora Selma Baçal, no início de seu pronunciamento, homenageia os mais de 600 brasileiros vitimados pela Covid-19, mas em especial aos da comunidade universitária da Ufam, realizando um minuto de silêncio. Para a pró-reitora, a formatura é um momento importante, no entanto, acredita que a Universidade não possa mais realizar formaturas de pessoas que tenham passado por uma pandemia na envergadura vivenciada nesses últimos tempos, e expõe as dificuldades enfrentadas pela comunidade universitária assim como a da comunidade de educação no Brasil e no mundo, superando a pandemia com o “fazer educativo”, evitando assim uma tragédia com maiores proporções.


Baçal disse que a Universidade teve a condição de enfrentar o problema, a partir da responsabilidade entre servidores (professores, técnicos administrativos) para enfrentamento desse problema, mas, destacou o corpo discente da Ufam, o qual compreendeu que o momento era grave, e de que havia a necessidade de reagir e de não paralisação, comentou a pró-reitora que disse ainda que “A comunidade da Flet envolvida na formação desses 41 egressos tem a nossa admiração, o nosso respeito e a nossa plena ciência da qualidade que hoje, a Universidade Federal do Amazonas entrega à sociedade”.


“Queremos dizer que a nossa Universidade estará sempre de portas abertas para que retornem para as atividades que desejarem ter, de interação com a Universidade. Um caminho se abre, muito mais largo do que o vivido na graduação. Nós temos a ofertar cursos de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado que poderão trilhar e realizar em nossa Instituição. Desejamos o sucesso absoluto no trabalho com a competência que irão atuar na sua área profissional”, expôs.


O diretor da Flet, professor Robert Langlady Lira Rosas, disse que a Faculdade reconhece a qualidade dos profissionais de letras, pois, os mesmo estarão à disposição da sociedade amazonense, habilitados em lidar e analisar as línguas e linguagens, suas literaturas em diferentes perspectivas teóricas. “Isso é muito importante para a sociedade porque a Ufam disponibiliza profissionais formados nos cursos, cujo rigor teórico, metodológico é marca de nossa Unidade Acadêmica”, disse.


O paraninfo dos cursos, professor Paulo Roberto de Souza Freitas disse aos formandos que mais uma etapa da vida está sendo concluída, e que estarão os usufruindo de todos os direitos concedidos como licenciados em Letras. “O tempo passou, e agora se inicia uma nova fase da vida, a partir de agora, posso tratá-los como colegas, pois é isso que serão daqui para frente”, completou.


Confira na lista dos formandos dos cursos de Letras da Flet

CURSO DE LETRAS- LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA

CLAUDINA MARQUES MOTA

RUTH LOPES DE AQUINO

THAYS DA COSTA CARVALHO

CURSO DE LETRAS- LÍNGUA E LITERATURA FRANCESA

STYPHANNE CHRYSTYNNE LEITE

TEREZINHA PEREIRA DE SOUZA

CURSO DE LETRAS- LÍNGUA E LITERATURA INGLESA

ALICIA VICTORIA TAMER DA SILVA