Flet outorga grau a novos licenciados de seis cursos em Letras

16 de março de 2022

Foram 41 novos licenciados que receberam a outorga de grau na tarde desta terça-feira, 15, transmitida pelo Canal Ufam (Youtube), dos cursos de Letras Língua e Literatura Espanhola, Língua e Literatura Francesa, Língua e Literatura Inglesa, Língua e Literatura Japonesa, Letras Libras e Língua e Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Flet/Ufam), do segundo semestre do ano de 2020.


Representando o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, a titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professora Selma Suely Baçal de Oliveira presidiu a sessão solene de colação de grau que contou com a participação na mesa de honra, o diretor da Flet, professor Robert Langlady Lira Rosas.


A pró-reitora, professora Selma Baçal, no início de seu pronunciamento, homenageia os mais de 600 brasileiros vitimados pela Covid-19, mas em especial aos da comunidade universitária da Ufam, realizando um minuto de silêncio. Para a pró-reitora, a formatura é um momento importante, no entanto, acredita que a Universidade não possa mais realizar formaturas de pessoas que tenham passado por uma pandemia na envergadura vivenciada nesses últimos tempos, e expõe as dificuldades enfrentadas pela comunidade universitária assim como a da comunidade de educação no Brasil e no mundo, superando a pandemia com o “fazer educativo”, evitando assim uma tragédia com maiores proporções.


Baçal disse que a Universidade teve a condição de enfrentar o problema, a partir da responsabilidade entre servidores (professores, técnicos administrativos) para enfrentamento desse problema, mas, destacou o corpo discente da Ufam, o qual compreendeu que o momento era grave, e de que havia a necessidade de reagir e de não paralisação, comentou a pró-reitora que disse ainda que “A comunidade da Flet envolvida na formação desses 41 egressos tem a nossa admiração, o nosso respeito e a nossa plena ciência da qualidade que hoje, a Universidade Federal do Amazonas entrega à sociedade”.


“Queremos dizer que a nossa Universidade estará sempre de portas abertas para que retornem para as atividades que desejarem ter, de interação com a Universidade. Um caminho se abre, muito mais largo do que o vivido na graduação. Nós temos a ofertar cursos de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado que poderão trilhar e realizar em nossa Instituição. Desejamos o sucesso absoluto no trabalho com a competência que irão atuar na sua área profissional”, expôs.


O diretor da Flet, professor Robert Langlady Lira Rosas, disse que a Faculdade reconhece a qualidade dos profissionais de letras, pois, os mesmo estarão à disposição da sociedade amazonense, habilitados em lidar e analisar as línguas e linguagens, suas literaturas em diferentes perspectivas teóricas. “Isso é muito importante para a sociedade porque a Ufam disponibiliza profissionais formados nos cursos, cujo rigor teórico, metodológico é marca de nossa Unidade Acadêmica”, disse.


O paraninfo dos cursos, professor Paulo Roberto de Souza Freitas disse aos formandos que mais uma etapa da vida está sendo concluída, e que estarão os usufruindo de todos os direitos concedidos como licenciados em Letras. “O tempo passou, e agora se inicia uma nova fase da vida, a partir de agora, posso tratá-los como colegas, pois é isso que serão daqui para frente”, completou.


Confira na lista dos formandos dos cursos de Letras da Flet

CURSO DE LETRAS- LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA

CLAUDINA MARQUES MOTA

RUTH LOPES DE AQUINO

THAYS DA COSTA CARVALHO

CURSO DE LETRAS- LÍNGUA E LITERATURA FRANCESA

STYPHANNE CHRYSTYNNE LEITE

TEREZINHA PEREIRA DE SOUZA

CURSO DE LETRAS- LÍNGUA E LITERATURA INGLESA

ALICIA VICTORIA TAMER DA SILVA

ALCIMAR GABRIEL VARGAS BATISTA MENDONÇA FILHO

AYRTON NASCIMENTO DE OLIVEIRA

BRUNO SENA

JULIA MAIA SA DE QUEIROZ ALBUQUERQUE

KARINA RIBEIRO DOS SANTOS

MICHAELLA MONTEIRO DA SILVA

SUELLEN GENIFER MENEZES DE LIMA

CURSO DE LETRAS- LÍNGUA E LITERATURA JAPONESA

AUGUSTO CESAR LOPES DE SOUSA

REBECCA BENSUR BASTOS

VITORIA DE ROSAS CAMPOS

CURSO DE LETRAS- LIBRAS

CARLA LIMA DE SOUZA

CLOVIS DOS SANTOS BRAGA

EMILY GRITTEM GAERTNER

KATE GABRIELLY DA SILVA OLIVEIRA

MATHEUS GIL BARROS

MILA CRISTE ROLA CORREA

PAULO VICTOR FARIAS DOS SANTOS MARTINS

RAFAELY THAIANE PASSOS SAMPAIO

ROBERTO ARAUJO DA SILVA

TATIANE DA SILVA MATOS

VITORIA MARIA VIEIRA DE SOUZA

CURSO DE LETRAS- LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA

AMANDA DE SOUZA ALVES

ANDRESSA SOUSA FERREIRA

CARLA PATRICIA MARTINS ALBUQUERQUE

DEBORA VIEIRA MARIALVES

ELDO VILACA BATISTA BORGES

GLAUCIA PRADO DA SILVA

JULIANE DE SOUZA ALVES

LETICIA ASSUNCAO DE ANDRADE

LUANA MELO FERREIRA

LUIZ AUGUSTO RIBEIRO ANDRADE

LUIZ FELIPE ROQUE DA SILVA