Fundação de Vigilância em Saúde orienta turistas que irão participar do Festival

23 de junho de 2022


Brincantes de boi-bumbá devem seguir alguns cuidados básicos de prevenção e proteção à saúde

A hidratação é de grande importância para enfrentar o desgaste na hora de brincar de boi

(Parintins-AM) – A ansiedade já toma conta dos brincantes que vão participar da 55ª edição Festival Folclórico de Parintins neste final de semana na Ilha da Magia, terra dos bumbás Caprichoso e Garantido. Visando isso, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), orienta os turistas a tomarem medidas de proteção e ações de prevenção à saúde, como o bem-estar individual e geral dos participantes.


Uma das principais orientações da FVS-RCP é a atualização da caderneta de vacinação, seja com a vacina contra a Covid-19 ou as demais, como a da influenza (gripe) que está em campanha vigente. Outras orientações incluem manter a hidratação tomando bastante água de qualidade e estar atento à procedência dos alimentos a serem consumidos.


“Pedimos à população local e aos turistas que vão participar do festival que sigam vigilantes nos cuidados e orientações que as autoridades de saúde local e estadual repassam. Estamos atuando para que o evento ocorra de forma saudável, com medidas de prevenção a saúde e bem-estar”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

O chefe do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da FVS-RCP, Jackson Alagoas, alerta que é fundamental a parceria da população junto às ações do poder público estadual e municipal para que seja mantida a saúde coletiva.

“A FVS-RCP traz algumas orientações importantes para os turistas, torcedores do Boi Caprichoso ou do Boi Garantido: é importante que medidas de prevenção à saúde não sejam esquecidas. A vacinação é importante, atualize seu cartão de vacina, procure locais seguros e credenciados pela vigilância sanitária, obedeça às regras de sinalização do trânsito e evite dirigir ao tomar bebidas alcoólicas”, orienta Jackson.

Nas aglomerações, álcool em gel e lavagens das mãos sempre são fundamentais

Confira algumas recomendações importantes:

• Garantir a lavagem das mãos com frequência ou o uso de álcool gel sempre que possível;

• Evitar se alimentar em locais não credenciados pela Vigilância Sanitária;

• Aumentar o consumo de água de qualidade. Ao comprar água, buscar adquirir água em embalagens lacradas ou tomar conhecimento se foi tratada;

• Não se automedicar e procurar as unidades de saúde diante de sintomas de doenças. O monitoramento de doenças em hospitais baseia as ações de vigilância futuras para doenças específicas;

• Usar preservativo para evitar doenças sexualmente transmissíveis. Um momento de prazer não pode comprometer a sua saúde para o resto de sua vida;

• Se beber, não dirigir. Acidentes de trânsito são evitáveis, e o condutor é o responsável pela sua segurança e a do próximo;

• Em caso de dúvidas, buscar informações com as equipes de Vigilância em Saúde da FVS-RCP e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa/Parintins).


Informações: Assessoria

FOTOS: Abrahão Graham/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCP