Garantido abre e Caprichoso fecha o Festival de Parintins 2022

19 de junho de 2022


O sorteio foi realizado neste sábado, na arena do Bumbódromo de Parintins, com a presença da diretoria dos bumbás e representantes da Secretaria de Cultura e Economia Criativa


Nely Pedroso

Equipe BN

Sorteio teve transmissão ao vivo do Sambódromo de Parintins na presença dos presidentes dos bumbás

Manaus (AM) - O boi-bumbá Garantido abre e o Caprichoso fecha o 55º Festival Folclórico de Parintins, que será realizado nos dias 24, 25 e 26 próximos. A ordem de apresentação dos bois foi definida por meio de sorteio, no final da tarde deste sábado (18), na arena do Bumbódromo de Parintins (a 361 quilômetros de Manaus) com transmissão ao vivo pela TV A Crítica, emissora oficial do festival.


A ordem do sorteio assim ficou definida:

1ª noite (24/06) – Garantido abre e Caprichoso fecha.

2ª noite (25/06) _ Caprichoso abre e Garantido fecha.

3ª noite (26/06) – Garantido abre e Caprichoso fecha.


O sorteio foi feito com a presença dos presidentes dos bumbás, Antônio Andrade, do Garantido, e Jender Lobato, do Caprichoso; itens dos dois bois; batucada (Garantido) e marujada (Caprichoso); além de membros das diretorias das agremiações folclóricas e representantes da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.


Os presidentes dos bois ficaram responsáveis de tirar as bolinhas de dentro do globo que dava o direito da escolha da ordem de apresentação da noite. Antônio Andrade, pelo Garantido, tirou as bolinhas com numerações mais altas e definiu a ordem de apresentação do bumbá para as três noites do festival. Ao final, olhou para os integrantes do bumbá e perguntou, esboçando um sorriso: “Não era isso que vocês queriam?” e foi aplaudido.

Itens do Garantido fizeram apresentações e acompanharam o sorteio na arena

O presidente do Garantido explicou também que há uma certa vantagem de quem abre o festival porque a agremiação tem oportunidade de se organizar melhor para os dias seguintes. “Quero que essa sorte que tivemos hoje aconteça na arena e seja também de 3 a 0”, afirmou ele, confiante no bicampeonato com o tema “Amazônia do povo vermelho”.

Nesta reta final para o festival, o Caprichoso também mostra que está preparado na luta pelo título

Pelo lado do Caprichoso, o presidente Jender Lobato não teve o direito de escolher a ordem de apresentação por tirar sempre as pedras com números mais baixos, mas foi para as redes sociais bem otimista e feliz com o resultado do sorteio. “Gente, que felicidade. Vamos fechar a primeira noite, abrir a segunda noite e fechar o festival com chave de ouro. Quando tirei aquela pedra 27 foi prenúncio. Prenúncio de que o Caprichoso, no dia 27, vai ser o campeão, que o dia 27 vai ser o dia de nossa redenção e que o dia 27 vai ser o dia da consagração de todo um trabalho que começou em 2019 e que a gente vai poder mostrar agora na arena do bumbódromo. Aguarde que o Caprichoso vai fazer um grandioso espetáculo no padrão Caprichoso ‘Amazonia: nossa luta em poesia’ a ecoar nos quatro cantos do mundo, porque o Caprichoso vai ser campeão de 2022 se Deus quiser”, assegurou.


Fotos: Bruno Zenardo